Calendário anual de atividades culturais e criação do Cadastro Artístico foram temas do encontro

Por em 24/05/2017
Aconteceu nesta segunda-feira (22) a primeira reunião do atual Conselho Municipal de Cultura. O encontro, no Charitas, foi conduzido pelo secretário Municipal de Cultura, Ricardo Machado. Também estiveram presentes o subsecretário da pasta, João Félix, a assessora jurídica do Conselho, Margareth Ferreira, e os 16 dos integrantes da atual formação, que vai vigorar até março de 2018.

Na ocasião, foi eleita a mesa diretora e tratados os seguintes assuntos: o calendário anual de atividades culturais, a criação do Cadastro Artístico, apresentação das ações realizadas de janeiro a abril pela Secretaria de Cultura e a movimentação do Fundo Municipal de Cultura, referentes a esse mesmo período, e os arquivos das atas do Conselho Municipal de Cultura dos anos anteriores.

No encontro, foram anunciadas as atividades culturais que serão realizadas até o fim do ano. Entre elas: Cine Charitas, que acontecerá todas as quintas-feiras a partir de junho; o Dia Internacional da Mulher Latinoamericana, em julho; o Seminário de Origem e Evolução das Escolas de Samba, em agosto; o Dia do Cavaquinho e o Festival de Dança, em setembro; o Festival Curta Cabo Frio e o Encontro Nacional de Corais (a confirmar), em outubro; o Dia Municipal do samba,o Dia da Consciência Negra e o Festival Estudantil de Esquetes, em novembro; o Dia Nacional da Cultura e o Natal da Cultura, em dezembro.

Outro tema apresentado foi a criação do Cadastro Artístico, uma vez que, segundo o secretário de Cultura, não foi encontrado pela atual gestão nenhum registro dessa natureza. Para reverter esse quadro, o primeiro passo foi dado durante o 1º Cabo Frio Artes Manuais, realizado de 12 a 20 de maio, onde o cadastramento foi iniciado, com 300 fichas preenchidas. O próximo passo será a criação de uma ficha cadastral on-line, que ficará disponível no site da Prefeitura, destinada aos artistas da cidade. A iniciativa está em fase de elaboração e será divulgada nos próximos meses.

Na reunião também foi elaborada a resolução que aponta para a ausência de prestação de contas da movimentação financeira da gestão anterior. O documento será encaminhado para a Procuradoria-Geral do Município, que tomará as devidas providências.

Para o secretário Municipal de Cultura, Ricardo Machado,  umas das prioridades da atual gestão é resgatar atividades que se encontravam estagnadas, como é o caso do Conselho. "Apesar de ter a Função de fiscalizar o Fundo Municipal de Cultura, o  Conselho estava desativado há muito tempo. Então, mantendo a linha do prefeito Marquinho Mendes de reconstrução,  o Conselho voltou a funcionar com nove integrantes da sociedade civil e nove da parte governamental".

As reuniões do Conselho acontecerão sempre na última segunda-feira de cada mês, no Charitas.

Inscreva-se em nossa Newsletter: