Coordenadoria dos Direitos da Mulher apresenta projetos de atuação junto à comunidade

Por em 07/08/2017

A Lei Maria da Penha está completando 11 anos nesta segunda-feira (7). Para comemorar a data, as equipes da Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (CGDM) e do Centro de Atendimento à Mulher (Ceam) realizaram uma reunião na sexta-feira (4) na qual apresentaram o projeto "Mulheres em Ação", que tem como objetivo promover a conscientização sobre os direitos da mulher e combater a discriminação.

Dentro do projeto serão desenvolvidas duas iniciativas. A primeira vai instituir uma parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), através da promoção de rodas de conversa sobre direitos de família nos grupos de reflexão que atendem as diversas faixas etárias no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As coordenadoras dos Centros vão iniciar o levantamento, junto aos usuários, para verificarem as necessidades de esclarecimento a respeito de temas como pensão alimentícia, divórcio e guarda, entre outros, a fim de agendarem as rodas de conversa que vão promover esclarecimentos na área jurídica. Além disso, serão abordados temas voltados para as crianças e adolescentes, visando a conscientização sobre a prevenção da violência contra a mulher, superação das desigualdades e eliminação da discriminação de gênero.

Já a segunda iniciativa visa difundir a Lei Maria da Penha nas igrejas, com o objetivo de promover palestras direcionadas às mulheres. Inicialmente, será realizado um mapeamento das igrejas para que seja feito um levantamento dos locais onde haja interesse da realização dessas palestras e posterior agendamento dessas atividades.

O aniversário de dez anos de criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas da Mulher também está sendo lembrado. No final de agosto a data será mencionada na Câmara Municipal, quando a coordenadora-geral dos Direitos da Mulher, Tereza Tenan, irá usar a tribuna livre para apresentar um balanço da atuação da Coordenadoria referente ao primeiro semestre.