Cras abrem vagas para oficinas de artesanato em Cabo Frio

03/08/2018

Estão abertas as inscrições para as oficinas oferecidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cabo Frio. Uma das mais procuradas é de artesanato com material reciclável, oferecida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A atividade é voltada para pessoas de 14 a 90 anos, às segundas e quartas-feiras no Cras do Jacaré e  às terças e quintas-feiras no Jardim Esperança. As aulas são ministradas pelo orientador social Nelson Feitosa.


“ Trabalhamos com materiais ou objetos que seriam descartados no lixo, como potes plásticos ou de vidro, garrafas e latas de diversos modelos e tamanhos”, conta Cláudia Carvalho Ennes, Coordenadora do Cras do Jacaré.


Além da contribuição para preservação do meio ambiente e do fortalecimento dos vínculos de convivência nas reuniões realizadas nos Cras, a atividade também representa um reforço na renda familiar dos usuários já que as peças que produzidas por eles são expostas em feiras e eventos de artesanato.


“Através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), a oficina de artesanato dá aos usuários a oportunidade de transformar um objeto que não tinha valor ou que seria descartado no lixo, em um objeto de decoração, por exemplo. As peças produzidas pelos usuários são usadas para decoração da própria unidade e também para a venda nas feiras de artesanatos que acontecem na cidade. Alguns alunos já estão desenvolvendo e produzindo suas próprias peças e participando de forma independente de diversas feiras, adquirindo renda extrafamiliar”, ressalta a coordenadora.



Os Cras ficam nos bairros Manoel Corrêa, Praia do Siqueira, Monte Alegre, Jardim Esperança, Jacaré, Parque Central, Botafogo, Residencial Monte Carlo (Condomínio do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Jardim Esperança) e no distrito de Tamoios. Para se inscrever basta ir à unidade mais próxima com documento de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência.