Cras do programa “Minha Casa, Minha Vida” será entregue nesta quarta

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugura nesta quarta-feira (dia 09), às 15h, a unidade do Cras que atenderá os moradores do empreendimento Monte Carlo, do programa federal de habitação “Minha Casa, Minha Vida”. O espaço vai se chamar Rosa Brandão, em homenagem à fundadora e titular do projeto social Cajef, localizado no bairro Jacaré, que morreu em abril deste ano. Ao todo, Cabo Frio passa a ter nove unidades de Cras.

SAIBA
MAIS:

Mais de 700 atendimentos são realizados em Ação Social na Praia do Siqueira

Crianças aprendem sustentabilidade nos Cras de Cabo Frio

Ação social leva atividades e serviços para a Praia do Siqueira

“É um sentimento de realização muito forte inaugurar essa unidade no empreendimento Monte Carlo. Muitas famílias serão beneficiadas com vários serviços e atividades para todas as faixas etárias. São ferramentas importantes para o dia a dia deles, tanto dos adultos quanto das crianças, na garantia de seus direitos e prevenção de riscos sociais. Estamos todos muito felizes”, comemorou Rosana Miranda, diretora do Departamento de Proteção Social Básica (Deprosb).

A inauguração deste novo Cras foi anunciada pelo prefeito Marquinho Mendes durante a solenidade de entrega das chaves dos imóveis, no último dia 31 de março. “Hoje é um dia de festa. É o momento da realização do sonho para 1800 famílias. Estamos felizes com essa entrega que se tornou um dia histórico para a cidade. E ainda tem muito mais. Até o final deste primeiro semestre estaremos implantando um Cras dentro do condomínio. As instalações físicas já estão prontas, aguardando apenas adaptação na rede elétrica e contratação de equipe”, disse o prefeito na época. Na ocasião ele também anunciou, para breve, a retomada das obras de uma Unidade Básica de Saúde que também atenderá aos moradores, entre outras ações em parceria com o Governo Federal.

Mais de 7 mil moradores serão beneficiados com a implantação deste novo Cras que, a partir desta quinta (dia 10) vai funcionar para os serviços enquanto as inscrições para as oficinas começam na segunda (dia 14). A unidade vai oferecer atividades variadas, como artesanato, oficinas de acesso ao mundo do trabalho, esportes (capoeira, futebol, alongamento entre outros), balé, música e canto. A Brinquedoteca oferecerá brincadeiras socioeducativas e resgate de antigas tradições infantis, como corrida do saco. A unidade terá uma equipe composta por 12 pessoas, entre assistente social, psicólogo, orientador social, coordenador, facilitadores, administrativo e pessoal de limpeza.

Entre os serviços, os moradores vão poder contar com a Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), carro-chefe da unidade e que consiste em ações sociais de caráter preventivo, protetivo e proativo; com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que complementa o trabalho desenvolvido pelo Paif, com atendimentos feitos em grupos e de acordo com a idade do usuário, em atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas entre outras; cadastro no CadÚnico, onde está inserido o Programa Bolsa Família, além de cadastro para natação, que é oferecido nos Cras da Praia do Siqueira e do Manoel Corrêa.

As outras nove unidades dos Cras de Cabo Frio são Virgílio Corrêa, em Monte Alegre; Tereza Franciscone, em Botafogo; Grazielle Azevedo Marques – Central, na Praça Ayrton Senna, no Parque Central; Juzete Trindade Corrêa, no Manoel Corrêa; João Nascimento, em Tamoios; Domingos Antônio Siqueira, no Jacaré, além do Praia do Siqueira e do Jardim Esperança. Os Cras de Cabo Frio funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

O empreendimento

O projeto Monte Carlo reúne 1.800 apartamentos de 45 metros², cada um com dois quartos, sala, banheiro e cozinha com área de serviço. Do total, 58 unidades foram projetadas para deficientes físicos com rampas e banheiros adaptados. Ao todo são sete blocos cada um com estrutura comum composta de hortas comunitárias, guaritas, depósitos de lixo, quadras poliesportivas (tênis, futsal e peteca), playgrounds, academia da terceira idade, centros de convivências, banheiros feminino e masculino com vestiários, circuito de caminhada, área de lazer com churrasqueira, salas de apoio e garagens, ocupando uma área total de 131,6 mil m². O custo total da construção foi de R$ 124,2 milhões, pagos pelo Governo Federal.

A contrapartida da Prefeitura de Cabo Frio foi a construção de uma creche com capacidade para 240 crianças em dois turnos, ou 120 horário integral, e uma escola de ensino fundamental com 12 salas e capacidade para 600 alunos.

O valor médio de cada apartamento é de R$ 70 mil e os moradores contam com subsídio da Caixa Econômica Federal, que torna o valor médio das prestações do financiamento de cada imóvel em R$ 130 para moradores com renda familiar de até R$ 1.800. O vencimento da primeira parcela é neste mês com prazo de 10 anos para quitação.