Cultura divulga programação de janeiro do Solar dos Massa

Durante este mês de janeiro o Solar dos Massa, em Cabo Frio, está com atividades para todos os públicos. Dentro da programação divulgada pela Secretaria de Cultura tem colônia de férias, lançamento de livro e mais uma edição dos projetos “Há de Seresta Vez – Nossa Cabo Frio em Música” e o início da edição 2018 do projeto Conversando sobre a História de Cabo Frio. Todas as atividades são gratuitas.

SAIBA MAIS

Postura de Tamoios notifica comerciante com trailler irregular na Praia do Pontal

Nesse período de férias escolares a criançada pode aproveitar a Colônia Cultural de Férias, programação que integra o Projeto “Cultura do Amanhã”, que começa na próxima segunda (15). São oferecidas oficinas de desenho, pintura e poesia, além de curso de guia cultura mirim e visitação a exposições guiadas. As atividades acontecem nos dias 15, 17, 19, 22, 24 e 26 de janeiro (às segundas, quartas e sextas-feiras), de 14h às 16h.

Podem participar crianças de 6 a 12 anos. As inscrições são feitas através do e-mail seculturacabofrio.pculturais@gmail.com. As 20 vagas oferecidas diariamente serão preenchidas por ordem de chegada ao e-mail. As oficinas serão ministradas pela equipe do Centro Cultural do Peró, Fábrica de Música Escola e Departamento de Políticas Culturais. O material didático utilizado será disponibilizado para aquisição individual. As informações específicas serão dadas mediante o ato de inscrição via email. (*A relação completa das atividades segue no final do texto)

No dia 19 de janeiro o espaço “Casa do Escrito Cabo-friense”, localizado nas dependências do Solar, vai receber o lançamento do livro “As 5 Palavras”, do autor Roberto Amorim, a partir das 18h30.

O projeto “Há de Seresta Vez – Nossa Cabo Frio em Música” retorna na sexta-feira (26) com João Albuquerque, Jorge Bongô, Amilton Cerqueira e convidados, a partir das 19h. O objetivo do evento é resgatar a memória seresteira da cidade, com repertório que reúne o melhor da MPB.

E fechando o mês, na quarta (31) tem o projeto “Conversando sobre a História de Cabo Frio”, a partir das 15h. O bate-papo cultural acontece mensalmente e tem como objetivo compartilhar conhecimento entre os moradores, escritores e pesquisadores do município.

O Solar dos Massa fica na Praça Dom Pedro II, no Centro. O local abriga o acervo de livros raros da cidade e obras do fotógrafo cabo-friense Wolney Teixeira.

Confira a relação completa das atividades da Colônia de Férias no Solar dos Massa:

Colônia de férias de desenho/pintura: consiste numa introdução à estética a partir da experiência com o desenho e a pintura. A metodologia será compor uma comunidade de investigação expondo os alunos a uma seleção de imagens da tradição para, a partir de um diálogo com ela e entre a comunidade, refletir e criar suas próprias imagens de forma um pouco mais crítica, além de ensejar nos alunos a vontade de imersão na busca por suas próprias linguagens.
Ministrante: Luís Augusto Siqueira de Oliveira (Artista visual e Graduando de Pedagogia na UERJ) Centro Cultural do Peró

Colônia de férias – dinâmica relacionais: pretende proporcionar aos participantes autoconhecimento, integração e relacionamento interpessoal, com ênfase no desenvolvimento coletivo. Cada uma das atividades terá objetivos específicos, tais como o de desenvolver junto aos alunos atitudes criativas e experiências que os participantes poderão assimilar como valores permanentes, para além do término das oficinas. Serão trabalhados aspectos de Relacionamento Interpessoal, Comunicação, Auto Desenvolvimento, Assertividade e foco em pessoas.
Ministrante: Bruna Martins (Graduanda em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida) Centro Cultural do Peró

Colônia de férias – poesia: o objetivo é proporcionar ao aluno o contato com formas poéticas e temas recorrentes na poesia. Serão abordadas as formas haicai, sonetos, quadras populares, o verso livre e poemas visuais. O aluno terá contato também com aspectos compositivos da poesia, tais como a metrificação poética, tipos de rimas, aliterações e assonâncias, bem como com as figuras de linguagem típicas da poesia, como a metáfora e a metonímia. A metodologia consiste na leitura de poemas que exemplifiquem temas e formas, a fim de inspirar os alunos na composição de seus próprios poemas.
Ministrante: Mario Henrique Domingues (poeta, professor de Língua Portuguesa e Doutorando em Letras na UFRJ)

Colônia de férias – guia cultural mirim :
visa proporcionar ao participante a obtenção de conhecimentos históricos, geográficos e socioculturais a respeito dos pontos turísticos mais importantes da cidade de Cabo Frio, tais como o bairro Passagem, o Convento Santo Antônio, o Forte São Mateus, o Morro da Guia, entre outros. Também serão abordadas as peculiaridades geográficas, geológicas e socioambientais do município. Todos estes aspectos levarão não só a um acúmulo de conhecimento sobre Cabo Frio, como também a um despertar do interesse dos participantes, sejam moradores ou turistas, acerca da cidade. A proposta é uma concepção da Fábrica de Música Ponto de Cultura e será ministrada pela autora Susiane Borges (musicoterapeuta, educadora musical, produtora cultural e graduanda em psicologia), juntamente a equipe do Centro Cultural do Peró, Bruna Martins e Mário Henrique Domingues.