Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Cultura firma parceria para emissão gratuita da Carteira Nacional do Artesão

Por em 17/05/2017
A Secretaria de Cultura de Cabo Frio firmou parceria com a Secretaria Estadual de Turismo para emitir de forma gratuita no município a Carteira Nacional do Artesão. Entre os benefícios estão o incentivo fiscal e a participação em feiras, além de a medida facilitar o artista na obtenção do documento, que é válido como identidade nacional.

Os artesãos podem realizar um pré-cadastro no evento “Cabo Frio Artes Manuais”, que acontece no Shopping Park Lagos até o dia 20 deste mês. O cadastro definitivo para emissão da carteira será feito nos dias 27 e 28 de junho, em local ainda a ser definido. 

O cadastramento é imediato no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que tem por objetivo fornecer informações necessárias para implantação de políticas públicas para a categoria. Além disso, o órgão também promove o empreendedorismo e a disseminação da prática do artesanato.

Outros benefícios do registro no Sicab são a participação em feiras nacionais e internacionais, além de cursos e oficinas de artesanatos. A proposta foi aprovada após uma reunião entre o secretário de Cultura, Ricardo Machado, e a subsecretária de Estado de Turismo, Nea Marioz. A carteira é emitida pela Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.