Cultura inicia planejamento para Carnaval 2018

Por em 20/07/2017
O Carnaval 2018 já está sendo planejado em Cabo Frio. Na quarta-feira (19), representantes da Secretaria Municipal de Cultura, das agremiações, blocos e escolas de samba, e profissionais envolvidos com a realização do evento se reuniram no Charitas para iniciar a preparação da festa mais popular do Brasil.

O encontro foi organizado pela pasta em resposta à solicitação dos profissionais do segmento do Carnaval, que na ocasião receberam a notícia de que serão atendidos em uma das suas mais importantes reivindicações: a criação de uma sede para os blocos. Mesmo ainda sem um lugar definido, a construção da sede foi autorizada pelo prefeito Marquinho Mendes e anunciada pelo secretário de Cultura, Ricardo Machado.

Outro tópico da reunião foi a liberação de espaços públicos para propagandas de patrocinadores, inclusive da orla da Praia do Forte, para que sejam arrecadados fundos para a realização da festa.

De acordo com o secretário de Cultura, o Fundo Municipal da Cultura (FMC), que é o fundo destinado para subsidiar a realização do Carnaval, já está regulamentado. Com o FMC as empresas poderão depositar o patrocínio diretamente na conta, e esses recursos serão utilizados no financiamento do evento. Ainda segundo ele, a Secretaria também tem buscado junto ao Ministério da Cultura uma série de incentivos, a fim de aumentar os investimentos na festa popular.

Na reunião também foi anunciado que os desfiles ainda não estão confirmados, já que as verbas provenientes de patrocínios e outras formas de incentivo ainda não estão garantidas. O secretário ressaltou que, no entanto, essa questão ainda está em aberto e que a chegada de investidores pode ser uma solução para viabilizar os desfiles.

Ainda segundo ele, a Prefeitura se compromete a procurar parceiros para ajudar a financiar o Carnaval, mas não haverá subvenção:

“Estivemos reunidos com o prefeito e ficou decidido que em virtude da severa crise que ainda persiste, não haverá subvenção. Mas a Prefeitura não vai medir esforços para conseguir parceiros e realizar o Carnaval 2018”, concluiu o secretário.