Curso gratuito de piano clássico é sucesso no Charitas

16/05/2018

Pelo menos 14 pessoas participam da primeira turma do curso de piano clássico oferecido, gratuitamente, pela Secretaria de Cultura de Cabo Frio na Casa de Cultura José de Dome (Charitas). As aulas tiveram início em abril, e têm duração estimada de seis meses. Devido à grande repercussão e procura, está sendo estudada uma maneira de atender novos alunos: mais de 40 pessoas já estão na lista de espera para a segunda turma (que ainda não tem data de início), ou torcendo por alguma desistência.


SAIBA MAIS

Mart promove mesa redonda sobre Folia de Reis

Idosos de Cabo Frio participam do projeto “Caminhos da História”

Mostra de Cinema de Ouro Preto tem filmes de alunos de Cabo Frio


O curso livre de iniciação musical de piano clássico atende a uma demanda antiga do espaço. As aulas têm duração de uma hora, são individuais e acontecem segunda e quarta, das 8h às 17h. A atividade é gratuita e aberta para todas as idades. O professor de música, Hasenclever da Silva Oliveira, fala sobre a importância da música independente da idade. “O estudo da música é fundamental para a vida das pessoas, pois faz bem para a alma, além de ser uma ótima atividade para o cérebro. É pela música que podemos expressar nossos sentimentos. Nada melhor que ocupar o tempo com arte”, comentou.


O professor também explicou que as aulas têm método de aprendizagem através de partitura e são ensinadas somente músicas clássicas. O curso é básico, estuda repertório e noção de ritmo. O aluno pode usar o local para estudar desde que o horário esteja livre, e o piano disponível. Pessoas com duas faltas no mês perdem a vaga, porém, por motivos de doença a participação é reavaliada.


A música sempre esteve presente no mundo através dos sons da natureza e dos animais, e através da percepção do homem descobriu-se que a voz seria o primeiro instrumento a ser ouvido. Com a evolução, vieram outros como flautas, harpas, lira, mas entre os anos 1698 e 1699 o piano foi criado por Bartolomeo Cristofori, um artesão do renascimento italiano.


A Casa de Cultura José de Dome (Charitas) fica na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 855, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.