Curso sobre eficiência energética aborda aplicação para uso doméstico e preservação ambiental

Por em 10/07/2017
A Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação realizou neste sábado (8) curso gratuito sobre eficiência energética, na sede do Instituto Federal Fluminense (IFF). A atividade foi realizada em dois turnos (manhã e tarde), e contou com a participação de 16 alunos. A capacitação, resultado de uma parceria da Coordenadoria com o Instituto, abordou a importância do uso correto da energia tanto para economia doméstica quanto para preservação ambiental.

As aulas foram ministradas pelo coordenador do Pólo de Inovação do instituto e doutor em Energia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rodrigo Martins Fernandes. Os alunos puderam conhecer o sistema de captação de energia solar, bem como o Parque Solar do IFF, referência em utilização de energia renovável.

De acordo com o coordenador-geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alessandro Teixeira, o curso é importante para mostrar para sociedade que há um tipo de energia sustentável e que ela pode ser aplicada no dia a dia.

"É importante proporcionar aos diretores de escola e integrantes da sociedade a oportunidade de conhecer de perto as tecnologias renováveis. Elas podem ser aplicadas nos mais variados segmentos. A utilização da energia sustentável faz parte do planejamento da Coordenadoria. A ideia é garantir o conforto dos usuários, bem como a eficácia dessa energia, e claro, gastando pouco e cuidando do meio ambiente".

Alunos de escolas municipais visitam o IFF

Paralelo ao curso, o IFF recebeu uma visita de 60 alunos de duas escolas municipais de Cabo Frio: Escola Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo e Escola Municipal Talita Hernandez Perelló, ambas no Jardim Esperança. Os alunos se credenciaram para a visita após participarem do projeto "Energias Alternativas", que visitou as escolas e realizou demonstrações práticas de uso e conversão da energia solar em elétrica.

“Acho importante que a nova geração entenda que a gente deve poupar a energia, não usar de forma indiscriminada porque não vamos ter para o resto da vida. É importante que eles se conscientizem que a gente pode usar outros meios de geração de energia”, afirmou a diretora da Escola Talita Perelló, Danielle Menezes.

A visita ao instituto faz parte do cronograma de visitas que a Coordenadoria de Ciência e Tecnologia programou com o intuito para levar informações sobre energia alternativa aos alunos. O projeto é uma parceria com a empresa PW Solar e tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da energia sustentável. Na visita, os jovens puderam conhecer as instalações do Parque Solar do IFF e tiveram acesso a toda a estrutura de energia renovável do instituto. Para Alessandro Teixeira, essa visita pode expandir os horizontes dos jovens.

"Essa visita dos alunos serve para passar conhecimento sobre o conceito de eficiência energética, além de uma consciência do uso da energia renovável. Estamos desenvolvendo consciência ambiental neles".