Defeso total na Lagoa de Araruama começa nesta terça (1)

Por em 01/08/2017
A partir desta terça-feira (01) está proibida a pesca de qualquer espécie de peixe e crustáceo na Lagoa de Araruama.  Este ano a expectativa é que fiscalização seja mais rígida. Por isso foram instaladas 35 placas às margens da lagoa na cidade informando a proibição da pesca no período do defeso, que segue até o dia 31 de outubro. 

A fiscalização será coordenada por equipes da Unidade de Polícia Ambiental (Upam), em parceria com os órgãos responsáveis de cada município do entorno da Lagoa. Cada município ficará responsável pela área da lagoa que é banhado. Quem for flagrado infringindo a lei poderá receber multa e até perder o equipamento de pesca.

Esse é o quinto ano consecutivo que o defeso é realizado na Lagoa de Araruama e, desde então, todos os anos, do dia 01 de agosto a 31 de outubro é proibida a captura de qualquer espécie de peixes e crustáceos. Essa pausa permite a reprodução das espécies, e consequentemente contribui para o aumento no estoque do pescado.

Nesses três meses de pescaria proibida os pescadores cadastrados no Ministério da Pesca e Aquicultura terão direito ao seguro-defeso no valor de um salário mínimo por mês liberado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A partir desta terça os pescadores podem procurar a Colônia dos Pescadores para dar entrada no benefício.

São necessários os seguintes documentos: RG ou carteira de trabalho; CPF; comprovante de residência; registro de pescador profissional na categoria artesanal, emitido há pelo menos um ano; cópia do comprovante do recolhimento da contribuição previdenciária (GPS), caso tenha comercializado sua produção à pessoa física; ou cópia de documento fiscal de venda do pescado à empresa adquirente, consumidora ou consignatária da produção, em que conste a operação realizada e o valor da respectiva contribuição previdenciária.

A Lagoa de Araruama é o maior corpo de água costeiro hipersalino em estado permanente do mundo. Têm 572 quilômetros quadrados de extensão e abrange os municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

A Colônia de Pescadores Z-4 fica localizada na Rua Major Belegad, s/nº, no bairro São Bento. O telefone para contato é o (22) 2643-5525

Pesca da sardinha é liberada

Se por um lado está proibida a pesca na Lagoa de Araruama, por outro está liberada a pesca da sardinha a partir desta terça-feira (1). O defeso dessa espécie de peixe que começou no dia 15 de junho, terminou nesta segunda (30).  Segundo o superintendente de Pesca e Aquicultura, Alexandre Marques, esse é um dos peixes que mais movimenta a economia do município.

“Estamos torcendo muito para que a sardinha apareça, pois atualmente é uma das espécies que movimenta economicamente o município, principalmente com relação à geração de trabalho. Tendo a sardinha temos mais de 300 novos empregos”, destacou Alexandre.