"Detran Presente" realiza mais de 1300 atendimentos em Tamoios nas primeiras horas deste sábado

Por em 01/07/2017
O Distrito de Tamoios amanheceu movimentado neste sábado (1) em função do "Detran Presente", que levou todos os serviços da autarquia para a comunidade. O órgão divulgou um balanço parcial de 1367 atendimentos até às 12h30. A ação itinerante começou às 9h na parte externa do Centro  Administrativo da Prefeitura de Cabo Frio, localizado no Shopping UnaPark, em Unamar, e segue até às 16h.

Foram realizadas 180 vistorias, 82 habilitações, 212 identidades, 102 recursos de infração 645 atendimentos na ouvidoria e 150 crianças foram orientadas sobre educação no trânsito. Segundo o Detran, a expectativa é que sejam realizados mais de dez mil atendimentos ao logo do dia. Participaram do curso de mecânica oferecido pelo órgão 16 mulheres. 

O projeto "Detran Presente" tem o objetivo de agilizar a emissão de documentos pessoais e veicular.  O presidente do órgão, Vinícius Farah, conta que após assumir  o cargo, há quatro meses, fez um levantamento para enxergar os gargalos e as demandas reprimidas que o Detran acumulou ao longo dos anos. Junto com sua equipe criou o projeto para inverter a ordem e levar o órgão público ao encontro do cidadão. "O projeto nasce do entendimento de respeito  ao cidadão e também como a forma de levar nossos produtos e serviços de uma forma mais rápida, segura e desburocratizada, facilitando a vida do cidadão", destacou o presidente.

A ação itinerante é fruto de uma parceria entre o Detran e a Prefeitura, devido a grande demanda do distrito. Cerca de 17O funcionários do Detran estão atendendo à população de Tamoios e adjacências.

"O maior desafio de um gestor é transformar planejamento em ação. Estou muito feliz em ver a população de Tamoios realizando os serviços oferecidos  pelo Detran, que são indispensáveis, e o melhor, perto da casa dela", disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco.

O prefeito, Marquinho Mendes, também esteve no evento e comentou mais sobre mais essa conquista para seu governo. "Essa ação de cidadania é um grande ganho para nossa cidade. Quero agradecer o Governo Estadual, ao presidente, Vinícius Farah, e toda a equipe envolvida nesse trabalho".  

Os moradores de Tamoios aproveitaram para colocar a documentação em dia. É o caso do bancário, André de Andrade, que levou o carro para ser vistoriado. Devido  a distância entre o  primeiro e o segundo distrito, ele fazia a vistoria em Macaé  ou São Pedro da Aldeia. Com o serviço pertinho de casa, comemorou a iniciativa. "Foi muito rápido, na primeira tentativa de agendamento pra cá  (Tamoios) eu consegui. Muito bom ter o serviço pertinho sem enfrentar de 40 a 70 quilômetros para realizar o serviço".
 
Adelaide Ferreira estava com a identidade vencida e aproveitou o "Detran Presente" para tirar  a segunda via. Mas ela não foi sozinha, levou o filho, kaique Ferreira, para fazer o documento de identificação pela primeira vez. " Eu tentei fazer o fazer o agendamento várias vezes e não consegui. Quando eu vi passando na televisão que iria ter o serviço aqui pertinho, corri pra fazer o documento".

Posto do Detran em Tamoios

As conquistas para Tamoios não se encerram nessa ação do Detran Presente. A partir de agosto será instalado o posto de atendimento do Detran no Centro Administrativo da Prefeitura. Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Tamoios, Sérgio Constemplate, a sala cedida pelo município está sendo preparada e agora falta a assinatura do convênio com órgão, previsto para os próximos dias.

Nesse polo serão realizados os seguintes serviços: emissão de Carteira de Identidade e Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o distrito receberá também um posto móvel para vistoria e emplacamento de veículos. As vistorias serão agendadas e o posto móvel funcionará periodicamente, conforme a demanda.