Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Dia D de combate ao Aedes aegypti vistoria 400 residências

Por da Redação em 20/03/2017

As atividades do dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti superou as expectativas em Cabo Frio. Na ação, 400 residências foram vistoriadas pelas equipes da Vigilância em Saúde em mobilização realizada em toda a cidade no último sábado (18). A iniciativa integra a Campanha Nacional contra o mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zica, e chikungunya.


“Estamos contentes com os resultados finais, foi bastante positivo. Conseguimos recuperar em torno de 30 ? das casas fechadas e provocar a reação e participação dos munícipes, além, claro, do envolvimento de quase todos os funcionários do departamento que não refugaram em nenhum momento apesar do tempo ruim do fim de semana. Contamos com a colaboração da Prolagos, que colocou carros e água à disposição”, contou Paulo Campos, coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária.

Além das visitas domiciliares, a ação em Cabo Frio contou a participação de 160 agentes comunitários cedidos pelo governo do Estado, bem como com distribuição de cartilhas informativas e folders com instruções de prevenção. Em toda a cidade foram criados pontos estratégicos nos principais locais como as Praças Porto Rocha, de São Cristóvão e do Jardim Esperança; orla da Praia do Forte; Praia do Pontal, em Santo Antônio, na 5ª Avenida, e na Rua dos Atacadões, em Unamar.

LIRAa – Através do Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) é possível identificar os criadouros que predominam e a situação de infestação do município. Atualmente, as ações de combate utilizam um drone para monitoramento dos imóveis fechados com piscina e depósitos de água destampados. 

“Esse equipamento é um avanço no monitoramento e um ganho para a atuação de vigilância ambiental em saúde”, afirmou Campos. 

Inscreva-se em nossa Newsletter: