Dia D de intensificação do calendário de vacina para adolescente será no próximo sábado (1)

Por em 30/06/2017
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio vai intensificar a vacinação contra HPV e Meningite C para adolescentes no próximo sábado (1), quando será realizado o Dia D. As doses estarão disponíveis no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga; no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança; e no Distrito de Tamoios em dois locais: Posto de Atendimento Médico (PAM) de Santo Antônio e Posto de Saúde (PS) de Unamar. A vacinação acontecerá das 8h às 13h.

Este ano, o Ministério da Saúde ampliou a vacina contra HPV para meninos a partir de 11 até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Já a faixa etária das meninas é de 9 a 14 anos, administrada em duas doses com seis meses de intervalo. A superintendente municipal de Vigilância em Saúde de Cabo Frio, Lucy Pires, ressalta a importância de os pais incentivarem seus filhos a se protegerem do HVP.

“A vacina é um método de precaução e quando feitas em jovens são mais eficazes. A imunização protege contra doenças graves como verrugas, cânceres de boca, garganta, reto, pênis e colo de útero”, explicou a superintendente.

Além do HPV, a Secretaria de Saúde vai realizar a imunização contra a meningite C, destinada a adolescentes de 12 e 13 anos. É necessária apenas uma dose da vacina. De acordo com a superintendente, a vacina meningocócica C já é oferecida para crianças, mas devido ao número de casos em adolescentes, a imunização foi estendida para essa faixa etária. “A meningite tem uma rápida evolução, gravidade e muitos sabem que com frequência leva a morte”, complementou Lucy Pires.

Os postos que continuam realizando a vacina contra o HPV e Meningite C, após o Dia D são: ESF Jardim Náutilos, ESF Manoel Correa, Centro de Saúde Oswaldo Cruz, ESF Peró, ESF Monte Alegre, ESF Boca do Mato, ESF Tangará, ESF Caminho de Búzios, ESF Praia do Siqueira, ESF São Jacinto, ESF Botafogo, ESF Florestinha, PS Unamar, ESF Samburá, PAM de Santo Antônio, ESF Nova Califórnia, ESF Maria Joaquina, ESF Parque Burle, ESF Gamboa, ESF Guarani, ESF Vila Nova e Hospital Dia.

Inscreva-se em nossa Newsletter: