Dia Internacional da Mulher é comemorado em Cabo Frio com grande programação

Por em 08/03/2017
O Dia Internacional da Mulher está sendo comemorado nesta quarta-feira (8) com uma programação especial em Cabo Frio. Desde as 8h, a Praça Porto Rocha recebe uma série de atividades especialmente desenvolvidas para as mulheres. As atividades vão até as 16h, quando haverá uma caminhada em direção à Praça da Cidadania, na orla da Praia do Forte. O Centro de Saúde Oswaldo Cruz também realiza programação.

As ações na Praça Porto Rocha englobam oficinas, palestras, aulas de zumba, ballet, artesanato, corte de cabelo, doação de mudas, entre outras atividades. Segundo a coordenadora-geral dos Direitos da Mulher, Tereza Tenan, a programação tem o objetivo de incentivar o protagonismo da mulher e combater a violência doméstica.

"É uma dia de reflexão. Muitas mulheres ainda sofrem com a violência ou enfrentam problemas de discriminação de gênero. Isso precisa ser esclarecido e combatido. Este ano, com a mudança de governo, a Prefeitura voltou a ter uma política voltada para os direitos da mulher e isso é um passo muito importante", frisa ela.

Tereza lembra que a atual gestão da Prefeitura retomou este ano as atividades do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). O local voltou a contar com uma equipe multidisciplinar para atender as mulheres vítimas de violência e outros problemas domésticos. A nova equipe conta com dois profissionais das seguintes áreas: advocacia, pedagogia, assistência social, psicologia e orientação social, além de uma motorista.

O Ceam está localizado na rua Florisbela Rosa da Penha, 292, em frente ao Fórum, no Braga. O atendimento é feito das 8h às 17h.

Oficina de turbante é atração nesta quarta

Uma das atividades mais procuradas é a oficina do turbante. A moradora do Jacaré, Juliana Ferreira, disse que ações como essas são importantes para elevar a autoestima das mulheres: “Eu achei sensacional, isso aumenta a autoestima de qualquer mulher", disse ela.

A moradora do Jardim Caiçara, Janete Fernandes, que recebeu uma muda de Pata de Vaca, aprovou a iniciativa: “Muito bacana esse evento. Eu estava procurando essa planta há muito tempo, porque é uma planta que ajuda no combate ao diabetes”, disse ela.

A programação do Dia Internacional da Mulher se estende durante todo o mês de março, se encerrando no dia 8 de abril. As ações vão alcançar outros pontos da cidade. No dia 17 deste mês haverá uma palestra no Charitas. No dia 25 de março a programação será no Jardim Esperança, e em Tamoios, nos dias 31 de março e 8 de abril. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Centro de Saúde Oswaldo Cruz também realiza atividades

O Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga, também realiza uma série de atividades voltadas para o público feminino nesta quarta. A programação gratuita teve início às 8h.

Um café da manhã abriu a programação na unidade. Durante todo o dia estão disponíveis serviços de assistência jurídica, atendimentos psicológicos, aferição de pressão e medição de glicose, corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas, além de oficinas de artesanato, realizadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A realização é uma parceria com o Hospital da Mulher e as universidades Estácio de Sá e Veiga de Almeida.

Veja a programação completa de atividades na Praça Porto Rocha

Aula de zumba (excepcionalmente às 9h)
Atendimento à mulher em situação de violência com toda equipe técnica do CEAM;
Oficina de turbante;
Oficina de Ballet;
Oficina de Tambores Urbanos;
Oficina de Capoeira;
Oficinas Socioeducativas;
Oficinas de Inclusão Produtiva;
Confecção de boneca Abayomi;
Estúdio de maquiagem;
Corte de cabelo;
Terapia holística e massoterapia;
Consultoria jurídica;
Doação de mudas;
Informações sobre DST’s e distribuição de preservativos femininos;
Distribuição de panfletos informativos sobre saúde da mulher, sintomas e tratamentos da menopausa, vacina HPV, métodos contraceptivos;
Serviço de encaminhamento para exame de mamografia para as mulheres que atenderem os requisitos impostos pelo Ministério da Saúde;
Cadastro (encaminhamento) para a realização do casamento civil e sub-registro gratuito;
Segunda via de certidão de casamento, nascimento e óbito;
Cadastro Minha Casa Minha Vida;
Cadastramento no Programa Família Acolhedora;
Cadastro no Programa Bolsa Família /Cad-Único;
Caminhada  às 16h, saindo da Praça Porto Rocha em direção à Praça da Cidadania

Inscreva-se em nossa Newsletter: