Educação de Cabo Frio participa da construção do Currículo Fluminense

Cabo Frio assinou o Termo de Intenção de Colaboração para Co-construção do Currículo Fluminense, que deve ser elaborado de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As ações são articuladas pela Comissão Estadual de Construção dos Currículos, cuja composição foi definida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

A BNCC define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país, permitindo que as características regionais também sejam contempladas. As redes municipais que pactuaram com o currículo fluminense, bem como a Rede Estadual, deverão se ajustar ao documento que será construído.

superintendente de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Tardelli, considera essa construção conjunta um grande avanço.

“O regime de colaboração possibilitará que a região inteira possa crescer junta, ao contemplar as realidades de cada rede, possibilitando a criação de políticas pedagógicas que reflitam a realidade dos nossos estudantes”, considera, citando que esse processo de mobilização já foi iniciado.

Um exemplo é o Encontro Regional de Secretarias de Educação, realizado no dia 29 de junho, quando a professora Cleuza Repulho ministrou palestra sobre a BNCC para representantes de onze municípios.

Na Rede Municipal de Cabo Frio o assunto esteve em pauta neste primeiro semestre, nas discussões entre as equipes da Superintendência Pedagógica liderada pela Supervisão Escolar.

“Nosso grande desafio será alinhar currículo, proposta político-pedagógica das escolas e os planos de aula”, considera Tardelli.