Educação oferece formação sobre descritores da Prova Brasil

Por em 11/08/2017
Entre os dias 23 de outubro e 03 de novembro será aplicada a Prova Brasil, que avalia os conhecimentos dos alunos em Matemática e Português. Em função disso, durante o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Educação oferecerá encontros de formação sobre os descritores dessas disciplinas para os professores de 5º ano.

Na quinta-feira, dia 17, a formação será sobre os descritores de Língua Portuguesa, e na terça-feira, dia 29, sobre os descritores de Matemática, ambos às 18h, no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte.

A prova de Língua Portuguesa avaliará apenas habilidades de leitura, divididas em cinco blocos de conteúdo. Procedimentos de leitura; implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto; relação entre textos; coerência e coesão no processamento do texto; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e variação linguística são os descritores da avaliação que será aplicada aos estudantes do 5º ano.

Na prova de Matemática são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma; números e operações; grandezas e medidas; e tratamento da informação. Já os descritores para a avaliação do 5º ano são: espaço e forma; grandezas e medidas; números e operações; álgebra e funções e tratamento da informação.

O resultado do desempenho dos alunos é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e a Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional) – avaliações aplicadas nos 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.