Época de colheita e fartura na Fazenda Campos Novos

Por em 19/07/2017
Depois de preparar a terra desde o início do ano e passar pela etapa do plantio, a época é de colheita na Fazenda Campos Novos. A equipe da Secretaria de Agricultura colheu cerca de 40 kg de feijão vermelho; 60 kg de feijão preto; 40 kg de feijão rajado e 12 kg de quiabo. 

E este é só o início da colheita, já que a área de 14 mil metros quadrados tem potencial de produção de diversas culturas. Para o próximo .mês, a previsão é de que mais de dois mil quilos de abóbora sejam colhidos. Feijão de corda, chuchu, fava, banana, guandu, batata doce, milho crioulo, maxixe, aipim, couve e todo o tipo de hortaliças estão entre os alimentos também cultivados e que, em breve, serão colhidos. O projeto sustentável usa como adubo a matéria orgânica das podas realizadas pela cidade.

Alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos e que serão usados, inicialmente, para a alimentação dos servidores que trabalham na Fazenda Campos Novos. Mas a intenção é ampliar e promover um banco de sementes para que as mesmas sejam doadas aos produtores locais. A intenção é fortalecer a agricultura familiar. 

“Essa colheita é sinal de prosperidade, resultado da união entre a teoria e a prática. Nossa terra é fértil e cada profissional envolvido faz valer o rótulo de Secretaria de Agricultura. É uma satisfação enorme ver nossa horta produzindo e 100% orgânica", declarou o secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves.