Equipe de Tamoios prepara espaço para receber a ação “Detran Presente”

Por em 30/06/2017
Equipes da Coordenação de Desenvolvimento de Tamoios trabalham nesta sexta-feira (30) para preparar o espaço que receberá o “Detran Presente”, no sábado (1). A ação itinerante vai oferecer todos os serviços da autarquia em um mesmo dia e local com atendimento das 9h às 16h, no Centro Administrativo da Prefeitura, no Shopping UnaPark.

Cerca de 150 funcionários de Detran vão atender a população de Tamoios e adjacências com diversos serviços. Alguns deles, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento prévio. Outros, como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, precisam de agendamento pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelo telefone 0800-0204040.

Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes como curso de mecânica para mulheres – que para participarem não podem estar com a CNH suspensa, cassada ou fora da validade – e palestras educativas. Na abertura do serviço, estarão presentes o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, além do presidente e vice do Detran, Vinícius Farah e André Mônica, respectivamente.

Detran também oferecerá exames médicos e psicológicos

Em Cabo Frio, os cidadãos também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte de uma série de serviços de Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Tamoios, Sérgio Constemplate, Cabo Frio tem atualmente 29% das pessoas inadimplentes com o IPVA e/ou multas, enquanto dos 71% de cidadãos que estão em dia com o IPVA, somente 25% estão aptos a tirar o documento do veículo de 2017, mas não o fazem por não conseguirem agendar a vistoria em seus veículos.

“O Detran Presente é uma forma de facilitar e estimular os cidadãos a colocarem seus documentos em dia”, afirmou Constemplate.

AGENDA DE SERVIÇOS

IDENTIFICAÇÃO CIVIL:

·         Primeira via de carteira de identidade

·         Segunda via de carteiras de identidade

REGISTRO DE VEÍCULOS:

·         Licenciamento Anual

·         Segunda via de CRLV (sem troca de lacre)

·         Comunicação de Venda

HABILITAÇÃO:

·         Primeira habilitação

·         Troca da permissão pela CNH definitiva

·         Adição de categoria

·         Mudança de categoria

·         Renovação da CNH

·         Segunda via da CNH

·         Informações sobre curso de reciclagem para motoristas infratores

·         Permissão internacional para dirigir

·         Entrega de CNH por suspensão e cassação do direito de dirigir

·         Consultas:

o    pontuação

o    processo administrativo de suspensão

o    validade da carteira de habilitação

·         Alteração de dados

·         Alteração de endereço

·         Entrega de documentos para certidão

·         Transferência de prontuário

OUVIDORIA:

·         Triagem

·         Sugestões

·         Elogios

·         Reclamações

·         Denúncias

JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSO DE INFRAÇÃO:

·         Abertura de recursos

·         Onde e como recorrer das infrações

·         Dúvidas sobre real infrator

·         Como converter multa em advertência

·         CNH suspensa ou cassada, o que fazer?

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO:

·         Palestras educativas

·         Oficina sob Medida para Mulheres: curso de noções básicas de mecânica (agende aqui)

·         Informações sobre DPVAT