Equipes de Saúde oferecem Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal

Por em 07/12/2017
Com o intuito de melhorar a cobertura vacinal, aumentar a imunidade da população garantindo controle e redução da incidência de doenças imunopreveníveis, equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) vem realizando o Monitoramento Rápido de Cobertura. A ação vem sendo feita de casa a casa averiguando a caderneta de vacinação do residente que faz parte do grupo alvo da vacinação. Caso o morador não esteja com as vacinas atualizadas, será encaminhado até a unidade. A ação vai até o dia 15 de dezembro.

SAIBA MAIS
“Sexta sem mosquito” promove conscientização sobre os riscos do Aedes aegypti em Cabo Frio

De acordo com a coordenadora de imunização da Saúde Coletiva, Patrícia da Costa Freitas, o Monitoramento Rápido de Cobertura é importante para avaliar e atualizar as áreas mais defasadas.  “Esse programa calcula quais são os postos que estão com baixa cobertura e a partir disso, melhorarmos. O ideal é encontrarmos a caderneta atualizada já que acabamos de ter a Campanha de Multivacinação, mas infelizmente muitos pais não compareceram aos postos para levarem seus filhos”, completou a coordenadora.

O Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) é uma atividade de supervisão das ações de vacinação, recomendada pelo Programa Nacional de Imunização desde 2008 e vem sendo uma ação de rotina no Brasil. A partir desse ano, crianças de seis meses a 15 anos de idade terão suas cadernetas atualizadas. O MRC acontece todo ano após a campanha de multivacinação.