Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Equipes de Saúde recebem curso de capacitação sobre Programa de Planejamento Familiar

Por em 12/06/2017
A partir desta terça-feira (13), equipes de médicos, enfermeiros e assistentes sociais da Saúde de Cabo Frio, vão receber uma capacitação na área de saúde sexual reprodutiva. O objetivo é trazer o desenvolvimento de um trabalho educativo, focando no padrão das ações. A capacitação vai ser no Hospital Dia, às terças e quintas, com grupos de 15 pessoas.

O curso vai habilitar os profissionais a abordarem questões sobre gênero, métodos contraceptivos, fisiologia e todo procedimento de funcionalidade do programa. “O tema precisa ser trabalhado de forma natural, sem discriminação. As pessoas precisam esclarecer suas dúvidas, desmistificando os termos técnicos. Elas precisam saber como acontece a ovulação, como os hormônios interferem e porque eles contribuem para evitar a gravidez quando não se planeja. Entender mais sobre a laqueadura tubária e vasectomia, até porque existe uma demanda muito grande para laqueadura e esse procedimento precisa ser desestimulado, já que é uma cirurgia. Se as pessoas tiverem conhecimento do seu corpo e souberem como funcionam os contraceptivos e usarem adequadamente, as chances de engravidar são muito pequenas. Podemos usar esses recursos e não uma intervenção cirúrgica”, afirmou a assistente social, Mariléia Bezerra.

O Planejamento Familiar faz parte do PAISMCA (Programa de Atenção Integral à Saúde da mulher, criança e adolescente) que está ligado á saúde sexual reprodutiva. O Ministério da Saúde implantou este programa a fim de oferecer às famílias a oportunidade de terem um espaço de trabalho educativo, obtendo assim; informações sobre o funcionamento do seu corpo, os métodos contraceptivos que existem para planejarem a sua prole e terem a melhor condição de escolherem quando querem ter filhos. Além disso, o Programa também é fruto de uma luta das mulheres. Ao longo do tempo a política de saúde foi se aperfeiçoando e hoje contempla também os homens.

Anteriormente o Planejamento Familiar no município era concentrado no Centro de Saúde Oswaldo Cruz e no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança. O objetivo atual é descentralizar para todas as unidades básicas, facilitando o acesso da população. 

Inscreva-se em nossa Newsletter: