Escola de Cabo Frio exibe curta metragem na Fundação Oswaldo Cruz

06/08/2018


Nesta terça e quarta-feira (dias 7 e 8), alunos e professoras da E.M. Profª Márcia Francesconi estarão na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para participação no “I Seminário Audiovisual e Educação” e “8ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio”. A escola vai apresentar as ações do projeto “Cinema: experimentar, conhecer, realizar”, desenvolvido com alunos do 6º ao 9º anos desde 2013.

Durante o seminário, na terça-feira (07), as professoras Tânia Cristina Medeiros e Marilete Boy Oliveira, participarão de debates e apresentarão detalhes do projeto de audiovisual que desenvolvem na escola. Com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar para a vivência do cinema enquanto arte e educação, o projeto “Cinema: experimentar, conhecer, realizar” está em sua 5ª edição e já possibilitou que os alunos participassem de diversos festivais estudantis no Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e até mesmo no Rio Grande do Sul.

Já na quarta-feira (8), 13 alunos seguem para o Rio de Janeiro para exibição do curta produzido por eles “Dia de Prova, Dia de Cola?” na mostra estudantil. No filme, os estudantes encenam recortes do cotidiano escolar, desde o recebimento do calendário de provas até o dia de aplicação das avaliações. O curta, que também participou do 13ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (MG), é uma produção de 2017 e é dirigido por alunos que hoje estão no 9º ano, com elenco diversificado de alunos do 6º ao 9º anos.