Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Escolas municipais recebem primeiras ações do Projeto de Patrulhamento Escolar

Por em 17/04/2017
As escolas municipais abriram as portas para receber o Projeto de Patrulhamento Motorizado Especial – Pamesp Escolar, que leva os policiais a participarem ativamente da rotina das unidades escolares, por meio de atividades de integração, aproximação e segurança.

A iniciativa, que tem como objetivo estreitar o relacionamento com a comunidade, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio e o 25º Batalhão de Polícia Militar. 

"A partir do Pamesp Escolar criamos redes de proteção no entorno e dentro das escolas, envolvendo não só a Polícia Militar, a Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Educação, mas também os diretores, professores, alunos e seus responsáveis", destacou a secretária de Educação de Cabo Frio, Laura Barreto.

O projeto propõe a criação efetiva de uma dupla de Policiais Militares, com viatura; reuniões mensais ou bimestrais com todas as Pamesp Escolares da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Ronda Escolar da Guarda Municipal, afim de compartilhar informações e apresentar resultados, qualificando os envolvidos com cursos, palestras e participação em Fóruns Municipais.

Na avaliação dos diretores cujas escolas já receberam o projeto, o resultado tem sido positivo:

“Nós, diretores, muitas vezes nos sentimos sozinhos em ter que resolver assuntos sociais que não nos cabem. A implantação desse projeto foi uma excelente atitude, pois nos possibilita uma rápida comunicação com a Polícia Militar", afirmou a diretora da Escola Municipal Professor Zélio Jotha, Norimar Carvalho.

“Estamos felizes por vermos os projetos saírem do papel e serem colocados em prática com sabedoria e ações prudentes e preventivas”, parabenizou a diretora da Escola Municipal Professora Elicéa da Silveira, Dayse Ramalho.

“Essa iniciativa é brilhante. A articulação entre as unidades escolares por si só já cria uma segurança e mostra a visão humanizadora dos policiais", enfatizou a diretora do Departamento de Orientação Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Mariza Brum. 

De acordo com o Comandante da 1.ª Cia do 25º BPM, Tenente Matias, há evidências de que estratégias bem planejadas de prevenção à criminalidade não só previnem o crime e a vitimização, como também promovem a segurança comunitária e ainda contribuem para o desenvolvimento sustentável das práticas policiais em diversos países. 

“O Pamesp Escolar disponibiliza atenção especial às escolas por meio de ações e serviços que visam à aproximação do policial, reforçando os princípios e valores ligados à educação e conscientizando os estudantes sobre os problemas causados pela violência, vindo a prevenir futuras ocorrências. Com o projeto, os alunos passam a entender as ações da polícia e a colaborar com o serviço, compreendendo, por exemplo, o sentido de uma abordagem com revista pessoal e como se comportar em tal situação”, enfatizou o Tenente Matias.

Inscreva-se em nossa Newsletter: