Escolas recebem visita do projeto “Energias Alternativas”

Por em 07/07/2017
As aulas desta sexta-feira (7) foram especias para os alunos de três escolas da rede municipal que receberam a visita do projeto "Energias Alternativas". Com atividades dinâmicas, como pedalar uma bicicleta ergométrica, os estudantes puderam transformaram energia cinética em energia elétrica. Em outro momento, os estudantes participaram de uma demonstração feita em um sistema portátil de captação de energia fotovoltaica que converte energia solar em elétrica. As escolas municipais visitadas foram: Vereador Leaquim Schuindt, Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo e Talita Hernandez Perelló, nos dois turnos (manhã e tarde).Todas localizadas no Jardim Esperança.

A novidade faz parte do cronograma de visitas que a Coordenadoria de Ciência e Tecnologia programou com o intuito de levar informações sobre energia alternativa aos alunos. O projeto é uma parceria com a empresa PW Solar e tem como objetivo transformar energia solar em elétrica, além de conscientizar os alunos sobre a importância da energia sustentável.

Na dinâmica realizada com a bicicleta ergométrica, a energia elétrica é gerada através da força cinética das pedaladas. Com o movimento, um alternador é acionado, e pode gerar energia elétrica de 12 volts, que carrega uma bateria e, através do sistema de conversão, fornece energia de 110 volts. É uma maneira divertida e eficiente de transmitir conhecimento e consciência ambiental e tecnológica para os alunos, já que eles próprios fizeram as pedaladas geradoras de energia.

De acordo com o diretor da empresa PW Solar, Paulo Marcio Gomes, a iniciativa é fundamental para divulgar o uso da energia solar:

“Essa parceria é importante pois ao levar para dentro da escola o conhecimento sobre a energia solar, os alunos passam a entender mais sobre ela. Por mais que mídia divulgue, as pessoas ainda desconhecem a energia solar, desconhecem a forma como utilizamos o sol para gerar energia. É gratificante ver o sorriso e o brilho nos olhos das crianças, além de desenvolver uma consciência ambiental sobre esse recurso natural tão importante”, destacou.

Ao fim do dia, 60 alunos foram selecionados para participar de uma visita ao Parque Solar do IFF no sábado (8), 30 alunos da Escola Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo e 30 da Escola Municipal Talita Hernandez Perelló. Os alunos conhecerão as instalações do Parque Solar e terão acesso a toda a estrutura de energia renovável do instituto. Eles também irão conhecer os dispositivos de segurança e Equipamento de Proteção Individual (EPI), necessários para manusear os equipamentos.