Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Espaço Cultural Torres do Cabo ganha nova dinâmica e programação

Por em 19/05/2017

O Espaço Cultural Torres do Cabo ganhou uma nova dinâmica de funcionamento com mudanças na programação. Além de abrigar 34 ateliês com obras de artistas cabo-frienses, o local reativou a área de exposição temporária, o bar e está oferecendo shows musicais e apresentação de capoeira durante os fins de semana.


De acordo com o diretor do espaço, Reginaldo Caó, o primeiro passo para a dinamização foi o resgate motivacional dos artistas. “Encontramos o espaço esquecido, depredado e com os artistas desanimados. Fizemos um trabalho de motivação e eles abraçaram a causa e deram novos nomes e identidades aos ateliês, o que já aumentou o número de visitação e venda”, disse Caó.


 A nova área de exposição temporária abriga cerca de 30 pinturas de artistas locais. O bar também foi reativado e oferece petiscos de qualidade para os visitantes. A música ao vivo acontece de sexta-feira a domingo, das 19h às 22h, deixando o ambiente mais agradável e aconchegante. As apresentações de capoeira acontecem aos sábados, abrindo a programação no dia de maior movimentação.


“Estamos a 50 metros de umas das mais belas praias do Brasil, dando oportunidade para o artista divulgar o seu trabalho, promover arte, cultura e lazer para os nossos moradores e visitantes. Somos um celeiro de conhecimento e estamos trabalhando para melhorar a renda dos artistas e do acervo cultural da cidade”, disse Caó.


O artista Ivan Amorim afirma que as mudanças ocorridas no espaço são positivas e aumentaram a esperança da classe. “Com essas alterações, a nossa atitude também mudou, pois agora temos um acompanhamento melhor da gestão que nos direciona na forma de expor e trabalhar. Hoje estamos mais unidos”, disse o artista.


O pintor Kandi também aprova as mudanças e diz que o artista está ganhando novamente o reconhecimento que merece. “Estamos trabalhando melhor porque percebemos que estamos sendo valorizados. A esperança está sendo renovada”, disse.


No espaço cultural também são promovidos cursos de pintura e artesanato, promovido pelos artistas. Informações sobre preço e inscrição estão disponíveis no local.


O Espaço Cultural Torres do Cabo é uma área pública cedida aos artistas da cidade para expor e comercializar suas obras. Artistas interessados em utilizar o local devem procurar a administração, que funciona no próprio espaço, e fazer um cadastramento e aguardar a fila de espera.


“O espaço cultural dá oportunidade para o artista cabo-friense viver da sua própria arte e ao mesmo tempo alavanca a cultura da nossa cidade. A recuperação do local é mais um passo importante para a reconstrução de Cabo Frio e do acesso a cultura”, afirmou o secretário de Cultura, Ricardo Machado.


O Espaço Cultural Torres do Cabo funciona na Rua 13 de Novembro, 51, Centro, próximo à Praia do Forte, de quarta a domingo, das 19h às 22h.

Inscreva-se em nossa Newsletter: