Estação de Tratamento de Esgoto da Praia do Siqueira começa a ser desativada

Por em 21/07/2017
Uma antiga reivindicação de pescadores e moradores, a desativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na Praia do Siqueira, está em andamento. De acordo com o cronograma, até 2019 a unidade estará totalmente desativada.

O coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Eduardo Pimenta, destacou a importância dessa iniciativa, uma vez que reflete diretamente na qualidade de vida da comunidade local.

"Os pescadores que atuam na Praia do Siqueira e na Praia das Palmeiras enfrentam, por vezes, condições insalubres por conta da lama que compromete as condições de balneabilidade", afirmou o coordenador, acrescentando que a estação já está em processo de desativação; e que todo o resíduo de esgoto tratado ali vai ser levado para a estação do Jardim Esperança e, de lá, direcionado para o Brejo da Malhada, seguindo o destino adequado.

Ainda segundo ele, essa desativação gradual vai devolver não só a balneabilidade, resgatando o viés turístico desses locais, como também as condições ideais para a reprodução e recuperação da fauna e da flora locais. 

"Essa desativação já conta com orçamento, agendamento e um planejamento já fechado para ser implantado. A partir de 2019 a Praia do Siqueira e a Praia das Palmeiras serão devolvidas ao patamar de ponto turístico, com revitalização do seu ecossistema e sua reinserção no trade turístico de Cabo Frio”, comemorou.