Eventos culturais agitam fim de semana em Cabo Frio

Por em 12/05/2017
Cabo Frio tem programação cultural diversificada neste fim de semana. A cidade é palco do 1º Cabo Frio Artes Manuais, do varal de fotografias, da programação no Mart, além das exposições permanentes nos principais monumentos históricos do município.

Nesta sexta-feira (12) inicia o 1º Cabo Frio Artes Manuais, evento promovido em parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio e a empresa Caçula. A feira, que oferece mais de 5 mil vagas em oficinas de artesanato e oportunidade de formalização da atividade de artesão através de registro no MEI, acontece até o dia 20 de maio, no Shopping Park Lagos.

Outra opção de lazer é a 2ª edição do Varal Fotográfico na Praça Porto Rocha, no Centro. A exposição é promovida pela Associação Fotográfica de Cabo Frio (Afocaf). O evento acontece neste sábado (13), das 9h às 16h, e conta com cerca de 100 fotografias de 20 profissionais da região. A mostra tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

No Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) acontece mais uma edição do projeto Astronomia no Museu, com observação lunar e planetária através de lunetas e telescópios de última geração. O evento é nesta sexta-feira (12), a partir das 19h.  Em caso de tempo nublado ou chuvoso, a observação será cancelada e transferida para outra data.

No sábado (13), o museu irá promover um louvor aos Pretos Velhos com batuque, cantos e saudações em celebração ao aniversário da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no país. A comemoração acontece a partir das 15h.

Exposições permanentes

A Casa de Cultura José Dome – Charitas conta com o acervo de exposições permanentes de José de Dome, Tiita Machado e Jean Guillaume, além de escultura de Mudinho e Chico Tabibuia, totalizando 29 obras de artes. A casa de Cultura também é sede da 2ª Mostra Rosarte, que acontece até o dia 31 de maio. A exposição conta com telas, fotografias e Suiseki (Arte com Pedras). O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.

Outra opção de visitação é o Forte São Mateus. Além do acesso às instalações, canhões e a vista paradisíaca da Praia do Forte, o Forte também abriga o acervo de fotos de Wolney Teixeira, que conta a história de Cabo Frio. No local também estão disponíveis informações sobre a fundação da cidade através do dispositivo “Grande Cabo Frio”, que mostra o mapa histórico da cidade. O Forte está aberto diariamente, das 9h às 17h.

O Espaço Cultural Torres do Cabo é mais uma opção para apreciação e compra de obras de arte. Além de abrigar 34 ateliês com obras de artistas cabo-frienses, o local conta com área de exposição temporária, bar, shows musicais e apresentação de capoeira durante os fins de semana. O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 19h às 22h.

Inscreva-se em nossa Newsletter: