Encceja será aplicado para residentes no Brasil

Por em 27/07/2017

A Secretaria Municipal de Educação informa, a pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, que o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) tornará a ser aplicado para os que residem no Brasil. O edital foi divulgado no dia 24 de julho de 2017 e as inscrições acontecem de 08 a 18 de agosto. O exame é destinado aos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos em idade própria.

A aplicação da prova será no dia 08 de outubro, em 564 municípios e no Distrito Federal. O exame será realizado pelo Inep com interface junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Até 2016, a prova era ofertada apenas para os brasileiros que moram no exterior, enquanto a certificação do ensino médio dos estudantes residentes no país era realizada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do ensino fundamental estava suspensa desde o ano de 2014.

Além do Encceja Nacional, será realizada uma edição no exterior para quem desejar obter certificação de escolaridade para os ensinos fundamental e médio, contemplando os estudantes matriculados no ensino regular, as pessoas privadas de liberdade, bem como as que estejam cumprindo medidas socioeducativas.