Exposição permanente do Charitas reúne 33 obras

Por em 13/11/2017

No mês em que completa 180 anos, o Charitas, em Cabo Frio, presenteia o público com uma série de exposições, palestras e atividades que reúnem as mais variadas visões artísticas. Berço da cultura na cidade de Cabo Frio, o espaço, localizado na Avenida Assunção, no Centro da cidade, tem esse nome desde a sua fundação, no século XIX. Em 1982 se tornou um espaço cultural reconhecido, e a partir de 1995 ganhou o nome de Casa de Cultura José de Dome. Desde então, o histórico prédio já recebeu centenas de exposições, com obras de artistas dos mais variados gêneros. Uma das marcas registradas do Charitas é prestigiar os artistas regionais ou locais.


SAIBA MAIS

Motocicleta foi o primeiro veículo a motor a trafegar em Cabo Frio

Viúva cede piano histórico para o Charitas

 

Além das diversas atividades que movimentam o calendário anual, o local também abriga uma exposição permanente que conta com 33 obras expostas, entre pinturas e esculturas, de cinco artistas diferentes, entre eles alguns internacionais, como o pintor francês Jean Guillaume, que viveu em Cabo Frio por mais de 20 anos.

 

Na exposição permanente do Charitas estão disponíveis 11 pinturas do acervo do artista José de Dome, que dá nome à Casa de Cultura. Sergipano de nascimento, Dome morou em Cabo Frio nos últimos anos de vida. Suas obras dividem espaço com sete pinturas de Jean Guillaume e seis telas da cabo-friense Tiita Machado. A exposição conta ainda com sete esculturas do artista Chico Tabibuia e duas obras do escultor buziano Manoel Ribeiro da Costa, o Mudinho.

 

Para o secretário de Cultura, Ricardo Machado, é fundamental preservar a memória da cidade, e também expôr as obras para quem quiser conhecer: "O nosso acervo é fantástico, muito bem cuidado. E ele é de extrema importância para que as gerações futuras possam conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura da nossa cidade", conta ele.

 

O Charitas fica na Avenida Assunção, nº 855, no centro da cidade, e funciona todos os dias da semana. De segunda a sexta o horário de funcionamento é das 8h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, o local abre de 14h às 20h. A entrada é gratuita.