Facilitadores e alunos das oficinas dos Cras recebem Carteira Nacional do Artesão

Por em 31/10/2017

Cerca de dez facilitadores e 12 atendidos nas Oficinas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) foram beneficiados pelo Governo do Estado com a Carteira Nacional do Artesão. A solenidade de entrega aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (30), no salão do Hotel Paradiso Corporate, com a presença do prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, do secretário municipal de Cultura, Ricardo Machado, do subsecretário municipal de Cultura, João Félix, da secretária municipal de Turismo, Fabíola Bleicker, e da subsecretária adjunta de Turismo do Estado e coordenadora do programa de artesanato, Néia Marioz, entre outras autoridades. Ao todo, 530 artesãos do município foram beneficiados e agora têm direitos trabalhistas garantidos, como aposentadoria.

“Foi um dia foi de muita felicidade. Sermos reconhecidos e respeitados como artesãos, não tem preço”, relatou Lúcia Oliveira, coordenadora das Oficinas de Orientação para o Mundo do Trabalho que acontecem nos Cras de Cabo Frio, geralmente voltadas para o público a partir de 18 anos. Entre as oficinas oferecidas está a de artesanato com fibras naturais, rejeito de lycra, feltro, jornal, escama de peixe, cerâmica e reaproveitamento de embalagens.

Rosana Moreira, diretora do Departamento de Proteção Social Básica (Deprosb), lembra que os Cras são um forte aliado das famílias dentro dos seus territórios, pois através de políticas públicas efetivas essas famílias conseguirão autonomia e independência financeira com o aprendizado de um ofício.

“A entrega dessas Carteiras foi um divisor de águas na vida dos artesãos de Cabo Frio, pois saíram da informalidade, sendo profissionais independentes, com autonomia e acesso a benefícios. O mais gratificante é ver pessoas inscritas, no começo deste ano, nas Oficinas de Orientação para o Mundo do Trabalho, já empoderadas de um ofício, produzindo suas próprias peças podendo receber a carteira junto com seus mestres”, ressaltou.