Fazenda Campos Novos vai ganhar Espaço Darwin

Por em 12/06/2017
Foi dado o primeiro passo para a implantação do Espaço Darwin na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a intenção é que seja inaugurado na Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação no mês de outubro.

O Espaço Darwin na fazenda irá contar com uma tenda de 200 m² com exposição permanente aberta à visitação pública. A parceria para implantação do projeto foi firmada entre representantes da Prefeitura de Cabo Frio, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para fomentar atividades culturais e educacionais no local.

“Demos um passo verdadeiro e seguro para a implantação do espaço expositivo em uma região que merece esse investimento por toda sua riqueza ambiental, cultural, geológica e histórica que possui”, afirmou Kátia Mansur, professora e representante da UFRJ na reunião.

A exposição será de responsabilidade pedagógica do Instituto de Geologia, Casa da Ciência e Instituto de Física da UFRJ e terá caráter inter e multidisciplinar com conteúdos que envolvem ciências, turismo, cultura, história, meio ambiente e agricultura com equipamentos adequados, informações e formação continuada. A Prefeitura ficará responsável pela infraestrutura e segurança do local, além da criação de uma unidade de Conservação da Floresta próxima à fazenda.

"Esta parceria é de imensa valia histórico-cultural para Cabo Frio e toda a região, pois valorizamos todo o potencial do local e o tornamos acessível à comunidade", afirmou a diretora da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fátima Motta.

O secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves, destaca a importância do projeto na Fazenda Campos Novos para a revitalização do local. "O Espaço Darwin faz parte da restauração da nossa fazenda que tem grande importância para o município. Estamos trabalhando para oferecer o suporte necessário aos nossos visitantes e admiradores da nossa história", assegurou.

Projeto Jovens Talentos
Quatro alunos do Ensino Médio da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, de Tamoios, foram selecionados para o Projeto Jovens Talentos. Esses alunos farão pesquisas e reconhecimento da área da fazenda.  Os estudantes receberão bolsa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e serão acompanhados por quatro professores-tutores da rede municipal de ensino.

Sobre a Fazenda Campos Novos
A Fazenda Campos Novos é uma das mais antigas do Brasi, com construção iniciada em 1690 e fazia parte do projeto da Companhia de Jesus para ocupação do litoral fluminense. Em 1832 a Fazenda recebeu a visita do maior naturalista de todos os tempos, Charles Darwin, durante sua viagem ao norte fluminense, de 08 a 24 de abril daquele ano.

Em novembro de 2011, o sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, localizada no Distrito de Tamoios, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan). Com o tombamento federal – cujo processo foi iniciado em 2002 – todo o conjunto composto pela casa, capela e cemitério passou a ser reconhecido com elevado valor histórico e arquitetônico.

Inscreva-se em nossa Newsletter: