Fisioterapeutas do Centro de Reabilitação participam de seminário sobre Síndrome Congênita do Zika

Devido a grande incidência de casos de zika no Estado do Rio de Janeiro nos últimos anos, fisioterapeutas do Centro de Reabilitação de Cabo Frio participaram do seminário de “Atenção à Síndrome Congênita do Zika e Storch: experiências em estimulação precoce e continuada”, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O objetivo do encontro foi fortalecer a necessidade de estratégias de enfrentamento à doença e a importância do aprimoramento dos profissionais.

SAIBA MAIS

Além das fisioterapeutas Nádia Aparecida do Amaral, Elaine Cavanellas e Fernanda Ferreira, todas de Cabo Frio, o seminário contou com a participação de profissionais e de equipe multidisciplinar de diversas regiões do Estado do Rio. Os tópicos abordados foram estimulação para crianças com síndrome de vírus zika; orientações para pais e mães de crianças com a doença; detalhamento das ações de enfrentamento ao vírus zika, além de estudos sobre pesquisa avaliativa de conceitos e experiências nos territórios.


De acordo com informações da Secretaria de Estado, o Rio de Janeiro é o terceiro em número de casos, e um dos objetivos do encontro foi debater as determinações da Portaria 3.502/2017 que pauta o fortalecimento de ações para atuar nas possíveis sequelas deixadas pela microcefalia em pacientes infectados tanto pelo vírus da zika quanto por outras síndromes causadas por Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus e Herpesvírus (STORCH). Entre as ações está o treinamento continuado dos profissionais para lidar com as consequências da doença.


“O ponto principal do seminário foi a importância da atuação e da integração da família nos cuidados e atenção à criança com microcefalia. Teve destaque também durante o encontro a dificuldade  enfrentada pelos familiares de várias localidades para encontrar tratamento especializado. Logo, o evento serviu para discutir pontos importantes de medidas previstas na portaria, inclusive a possibilidade de se enviar apoio financeiro para aquisição de material necessário  à estimulação precoce como bolas de bobat, colchonete, rolos etc”, contou a fisioterapeuta Nádia Aparecida do Amaral, que atua na unidade do Novo Portinho e no Hospital Municipal da Mulher.


A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é de que na segunda quinzena de abril seja divulgada uma nova capacitação. Além deste seminário, a Secretaria também oferece cursos voltados para pediatras para melhor acolhimento de crianças com microcefalia.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.