Gestores municipais participam de “Caravana da Desburocratização” nesta quinta

Por em 08/06/2017
Cabo Frio recebeu na manhã desta quinta-feira (8) a “Caravana da Desburocratização”, que é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) para ajudar os gestores municipais a simplificar e automatizar os processos de legalização de empresas, com foco nos pequenos negócios, visando o desenvolvimento econômico local. O encontro aconteceu na sede do Sebrae, no centro.

A consultora de políticas públicas do Sebrae no Rio de Janeiro, Adriana Barreto, explicou que o órgão vai dar todo o suporte aos gestores envolvidos no processo de legalização de uma empresa. “O município receberá acompanhamento por um ano até que a Lei Geral do Microempreendedor seja colocada em prática. Apesar de essa lei ter sido regulamentada na cidade em 2009, não houve avanço na política de desenvolvimento implantada no município”.

Essa parceria vai gerar facilidade, segurança e agilidade para o poder público e para o cidadão empreendedor, com redução da informalidade e dos custos sociais e econômicos, além da eliminação da burocracia no processo do registro e legalização de empresas.

O trabalho da Jucerja também é ajudar o empresário, o contador e as prefeituras nessa desburocratização. Segundo o presidente do órgão, Luiz Vellozo, a Junta está inserida num programa nacional para que a legalização e de negócio aconteça de forma rápida.

“Além de verificar a viabilidade do local onde a empresa vai ser instalada, ajudamos no processo de liberação de alvará online e temos uma meta para as de baixo risco cujo prazo máximo emissão do documento seja de uma semana”, disse Vellozo.

O prefeito Marquinho Mendes ressaltou a importância dessa parceria para a evolução do município. “O município tem realizado um diálogo muito consistente com o Sebrae e com a Jucerja  para fortalecer a nossa economia e eu estou muito grato com essa parceria, que vai render bons frutos para nossa cidade”.

O secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, explicou que os gestores da pasta estão participando de capacitações para implantar projetos que desburocratizem a vida dos empresários e contadores. “Em breve vamos inaugurar a Casa do Empreendedor que vai dar todo o suporte ao empresário local e desburocratizar os processos de abertura de empresa”.

Participaram do encontro o prefeito Maquinho Mendes; o secretário de Fazenda, Clésio Guimarães; a coordenadora do Sebrae/RJ na Região dos Lagos, Ana Claudia Vieira, o presidente da Jucerja, Luiz Vellozo, consultores do Sebrae,  o secretário de Cultura, Ricardo Machado; o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos; a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, o coordenador de Controle Interno, Silas Nunes, o secretário de Transporte Mauro Branco, o secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves; coordenador de Industria e Comércio, Bernardo Ariston; o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alessandro Teixeira; além de vereadores e funcionários da secretaria de Fazenda.

Inscreva-se em nossa Newsletter: