Ginástica do Novo Cidadão é sucesso de inscrições

Por em 12/09/2017
Cerca de 200 crianças e jovens estão inscritos na Ginástica Artística e Rítmica do projeto socioesportivo Novo Cidadão, no anexo do Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto. Em alta no país nos últimos anos pelo sucesso de ginastas como Dayane do Santos e Diego Hypolito, a  modalidade vem tendo uma procura muito grande. O projeto estava suspenso há quatro anos e foi retomado há um mês.

As inscrições estão abertas para alunos entre 5 e 17 anos. Às segundas e quartas-feiras são três aulas pela manhã na Ginástica Artística: das 8h às 9h (de 12 a 17 anos), das 9h às 10h (8 a 12 anos) e das 10h às 11h (5 a 8 anos). À tarde, das 14h às 15h (5 a 8 anos), 15h às 16h (8 a 12 anos) e 16h às 17h (12 a 17 anos).

Já nas terças e quintas-feiras as aulas são de Ginástica Rítmica, das 9h às 11h, e à tarde das 14h30 às 16h. As turmas são mistas, de 8 até 17 anos.

Nos últimos meses, alunos da ginástica do projeto Novo Cidadão participaram de competições de nível estadual e nacional e conquistaram medalhas para a cidade. No Campeonato Brasileiro de Trampolim, em Ouro Preto (MG), foram oito medalhas, enquanto na etapa Estadual, no Parque Olímpico, 18. Ao todo foram dez medalhas de ouro, quatro de prata e 12 de bronze.

O secretário de Esporte de Cabo Frio, Eliseu Pombo, comemorou o retorno das atividades da ginástica no projeto.

"É uma modalidade dentro do projeto que tem um histórico muito importante. É gratificante saber que a iniciativa colabora socialmente, combatendo a ociosidade e  descobrindo talentos na cidade, inclusive em competições de alto nível. Estamos felizes por resgatar o projeto Novo Cidadão e a modalidade da ginástica", disse o secretário, ressaltando a importância das parcerias para a retomada do Novo Cidadão.

Inscrições

Os interessados em participar devem comparecer ao Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, acompanhados dos responsáveis. É necessária a apresentação dos documentos: atestado médico, declaração escolar, uma foto 3x4, comprovante de residência e cópia do RG ou Certidão de Nascimento do aluno e cópia do RG do responsável.

Histórico do projeto

Após quatro anos parado, o Projeto Novo Cidadão foi retomado há um mês. A ação socioesportiva gratuita é voltada para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos e acontece no contraturno escolar, colaborando para o desenvolvimento da escola em tempo integral. O objetivo é tirar os jovens da ociosidade e contribuir para o desenvolvimento deles na sociedade.

A ação esportiva iniciou suas atividades em 2006, sendo devidamente registrado no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Em 2012 chegou a atender a mais de dez mil pessoas em 48 núcleos e 52 subnúcleos com 26 modalidades esportivas, distribuídos por toda a cidade de Cabo Frio. Contava com 210 profissionais, entre professores de Educação Física, Assistente Social, estagiários e equipes de apoio. Além de tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, o projeto também colaborou para a geração de renda e emprego.

Além do futebol, também são oferecidas as seguintes modalidades esportivas: ballet, capoeira, ginástica artística e rítmica, handebol, judô, karatê, muay thai, taekwondo e voleibol. As aulas acontecem em seis pontos espalhados pela cidade: no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho; no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho; no campo do bairro Parque Burle; na Praça do Jardim Excelsior e na Praça do Seninha, no Parque Central, e no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira. O Ginásio Vivaldo Barreto, localizado no bairro Jardim Esperança, ainda não está recebendo as atividades porque vai passar por obras de manutenção em breve.

Inscreva-se em nossa Newsletter: