Grupos de Folia de Reis de Cabo Frio concorrem em edital do MinC

Por em 27/06/2017
A Secretaria de Cultura está oferecendo apoio técnico aos grupos de Folia de Reis para a inscrição no Edital de Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura (MinC). O supervisor Cultural, Carlos Ernesto, e a diretora de Políticas Culturais, Susiane Borges, receberam os representantes das Folias de São Cristóvão, Estrela Dalva e de Cabo Frio na quarta-feira (14), na Casa de Cultura José de Dome (Charitas).

Na pauta foram dados os esclarecimentos sobre a cartilha do edital. Os grupos foram orientados sobre o que é o edital, o valor do prêmio, o que é cultura popular, além dos critérios para concorrer, incluindo a documentação necessária. Nesta quinta-feira (29) os representantes vão levar a documentação exigida numa nova reunião para efetivação da inscrição que será enviada ao MinC.

É o primeiro edital de cultura popular lançado pelo órgão em cinco anos e foi disponibilizado por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). As inscrições vão até 28 de julho. Os 500 projetos selecionados receberão o valor de R$ 10 mil. O objetivo do MinC é impulsionar e fortalecer a cultura popular do país.

"A Secretaria de Cultura de Cabo Frio trabalha em parceria efetiva com o Ministério da Cultura no cumprimento dos parâmetros do Sistema Municipal de Cultura (em implantação ) e valorizar representantes de nossa Cultura Popular é fundamental", ressaltou  a diretora de Políticas Culturais, Susiane Borges.

Cultura Popular

Segundo o Ministério da Cultura, cultura popular nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo; ela se expressa nos seus saberes e fazeres, nas práticas e nas artes produzidas pela comunidade e pelas culturas tradicionais, tais como: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, medicina tradicional, culinária tradicional, jogos, brincadeiras e artesanato. Ela é transmitida, geralmente de forma oral, de geração em geração.

O Edital de Culturas Populares é uma caminhada que se realiza desde 2005 com a “Carta das Culturas Populares”, elaborada no Seminário de Políticas Culturais Públicas para as Culturas Populares, em Brasília. O empenho do Ministério da Cultura obedece a “Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”.

Inscreva-se em nossa Newsletter: