Guarda Marítima auxilia em combate a incêndio florestal

Por em 21/03/2017

Um incêndio florestal, na manhã desta quinta-feira (16), mobilizou equipes da Guarda Marítima Ambiental, do Corpo de Bombeiros e do Inea – Instituto Estadual do Ambiente – na localidade conhecida como Fazendinha, na estrada do Guriri, próximo ao entroncamento com a Estrada Velha de Búzios.


A área atingida foi de aproximadamente dois campos de futebol.  O fogo se alastrou rapidamente por causa do vento e do tipo de vegetação, formada por mata arbustiva baixa, e por causa do longo período de estiagem que a Região dos Lagos enfrenta.


Para o coordenador do Meio Ambiente da secretaria do Desenvolvimento da Cidade, Eduardo Pimenta, a pronta intervenção foi crucial para evitar que o fogo se espalhasse e atingisse uma área ainda maior: “ações como a de hoje têm que ser rápidas e muito bem planejadas, para evitar o alastramento do fogo e que os brigadistas saiam feridos ou intoxicados pela fumaça. A união de forças entre a Guarda Marítima Ambiental, o Corpo de Bombeiro e o Inea deu muito certo, com as chamas sendo contidas rapidamente”, salientou.


É grande a probabilidade de o incêndio ter sido proposital.  Atear fogo à vegetação em áreas de proteção ambiental é crime e o infrator pode pegar de um a quatro anos de prisão e multa.