Hospital Dia e Pastoral da Aids realizam campanha de teste-rápido do HIV

Numa parceria entre o Hospital Dia e a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, por meio da Pastoral da Aids, será realizada nesta sexta-feira (dia 6) uma ação para marcar o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV, celebrado no sábado (7 de abril). A testagem para o vírus e para a sífilis será feita no consultório anexo à Matriz Auxiliar, ao lado da cantina, das 9h às 15h. O teste é gratuito e o resultado é fornecido em 30 minutos.


SAIBA MAIS:

Fisioterapeutas do Centro de Reabilitação participam de seminário sobre Síndrome Congênita do Zika

Ceman realiza mais de 1.500 atendimentos em três meses

Ministério da Saúde muda medicação para tratamento da tuberculose


Dois enfermeiros farão a testagem na sexta-feira (6). Haverá também aconselhamento antes e depois da realização do teste. De acordo com a médica Lucy Pires, Superintendente do Departamento de Saúde Coletiva, inicialmente serão colocados 80 kits para a ação, mas se for necessário mais unidades serão colocadas à disposição.


“O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento assintomático, ou seja, antes que os sintomas apareçam. Isso é importante porque facilita a terapia. Qualquer tratamento tem mais êxito quando a doença é descoberta bem no princípio”, opinou a médica.


Os serviços realizados pelo Hospital Dia são orientações para realização dos testes, tratamento e profilaxia de várias doenças. O teste rápido é feito na unidade, gratuitamente, e o resultado fornece diagnóstico para HIV, sífilis, hepatites B e C. Além disso, o hospital também oferece o serviço de profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), uma medida de prevenção à infecção pelo vírus.


A terapia consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, tais como violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).


“Nossa intenção é colaborar, abrir espaço para que mais pessoas tenham acesso à informação e ao teste. É necessário que a população perceba a importância de se informar sobre a doença, sobre os riscos de contaminação, de se fazer a testagem”, completou Carlos Roberto Santos, coordenador da Pastoral da Aids.


O Hospital Dia fica localizado na Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, em São Cristóvão, atrás do Hospital Municipal São José Operário. O atendimento de rotina é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone é (22) 2645-3481.


SAIBA MAIS SOBRE O HIV


HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.


Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.


A Aids é notificada se o indivíduo aparece no hospital com alguma doença oportunista (como câncer ou infecções) ou com a imunidade muito baixa; se, durante o tratamento dessas doenças, o paciente faz o teste de HIV e ele dá positivo, o caso é notificado como Aids.


Como transmite


– Sexo vaginal sem camisinha

– Sexo anal sem camisinha

– Sexo oral sem camisinha

– Uso de seringa por mais de uma pessoa

– Transfusão de sangue contaminado da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação

– Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados

Como não transmite

– Sexo, desde que se use corretamente a camisinha

– Masturbação a dois

– Beijo no rosto ou na boca

– Suor e lágrima

– Picada de inseto

– Aperto de mão ou abraço

– Sabonete/toalha/lençóis

– Talheres/copos

– Assento de ônibus

– Piscina

– Banheiro

– Doação de sangue

– Pelo ar


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.