Hospital Dia intensifica prevenção às hepatites virais nesta sexta-feira (28)

Por em 27/07/2017
A Secretaria de Saúde por meio do Hospital Dia vai intensificar a imunização contra a Hepatite B. Além da vacinação, a unidade vai disponibilizar preservativos, informações e o TRD, um teste rápido para diagnóstico de Hepatite B e C, Sífilis e também para o HIV. A ação vai começar na próxima sexta-feria (28) e vai até 4 de agosto. 

De acordo com a responsável pelo Programa IST/AIDS do município de Cabo Frio, Dra. Apparecida Castorina, o objetivo dessa campanha é detectar precocemente essas doenças e assim diminuir os riscos de transmissão dos vírus.

“A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e quanto mais cedo se tomar a vacina haverá maior efetividade da mesma. Muitos não sabem, mas 15% das pessoas que tiveram esse tipo de hepatite podem ter hepatite crônica, o que aumenta o risco de desenvolver o câncer de fígado”, acrescentou a coordenadora.

O Ministério da Saúde propôs que todas as faixas etárias sejam vacinadas contra a Hepatite B. Lembrando que é necessário tomar três doses da vacina. Assim que a criança nasce já recebe uma dose, depois com dois meses de vida e a terceira dose com seis meses de idade. Nas demais faixas etárias a imunização é feita também em três doses, sendo 0, 30 e 180 dias.

Segundo a coordenadora, a Hepatite C não tem vacina e sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue ou acidentes com material contaminado. “Compartilhar materiais perfurocortantes de higiene pessoal, como lâminas de barbear, alicates de unha e outros é muito perigoso. Todos nós temos que ficar atentos a esses cuidados”, ressaltou a médica.

No dia 28 de Julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Por esse motivo a Secretaria de Saúde está aumentando o alerta para a prevenção e a oferta dos testes e vacinas. Após a campanha, a vacina continuará disponível nos postos de saúde do município.