IFF garante apoio à implantação do Polo de Inovação e à Semana de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio

Por em 10/05/2017
O Instituto Federal Fluminense (IFF) garantiu apoio à implantação do Polo de Inovação e à Semana de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio. O acordo é resultado da visita técnica realizada na última segunda-feira (8) às instalações do instituto em Campos dos Goytacazes. No Estado do Rio, o IFF é o único representante da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do governo federal, que financia projetos de Inovação.

Em relação ao Polo de Inovação, o IFF, em parceria com a Coordenadoria-Geral de Ciência e Tecnologia, estruturará o projeto e o instituto buscará os recursos junto à Embrapii, que poderá financiar até 90% do custo total da proposta. A estruturação do polo, que requer a prospecção de empresas e posterior incubação pelo período de dois anos, é um passo fundamental para a implantação do Parque Tecnológico. O encontro contou com a participação de representantes do IFF , da Coordenadoria e da Embrapii.

“A visita foi extremamente proveitosa porque demonstrou todo o processo desenvolvido pelo polo: os objetivos, os projetos e a forma de financiamento com os percentuais de custeio, que o empresário não precisa reembolsar, além das possibilidades de redução de custo para o proprietário da empresa”, explicou diretor de Inovação, Ricardo Fernandes.

Segundo ele, o principal objetivo da pasta para estreitar o relacionamento com o IFF para trazer a implantação de diversos projetos se deve às possibilidades de pesquisa e produção de produtos desenvolvidos tecnologicamente pela Embrapii. Além do custo mínimo, devido aos subsídios da proposta, a parceria propicia a melhoria de serviços e produtos.

Ainda de acordo com Ricardo, além do Polo, do Parque e da Semana, o encontro serviu para formalizar o apoio para algumas das principais ações da Coordenadoria-Geral que contemplam ainda o condomínio solar, a instalação de incubadora municipal e a ampliação das empresas juniores no município. Sobre a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para segunda quinzena de outubro, já está garantido o trailler desenvolvido pelo IFF para levar cursos de beneficiamento de pescado para a população.

Semana Municipal integra calendário oficial

Devido à importância da área para o desenvolvimento da cidade, a Semana passa a integrar o calendário oficial de datas comemorativas de Cabo Frio. Desta forma, a Semana Municipal, que será promovida no mês da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, tem por objetivo fomentar a importância do tema para a sociedade e para a melhoria da qualidade produtiva e sustentável.

O objetivo da proposta é fazer com que as instituições participantes do evento desenvolvam atividades educacionais como palestras, filmes, vídeos, experimentos, exposição de projetos, entre outros, que propaguem os avanços científicos e tecnológicos.