Ilha do Japonês e Praia do Peró recebem lixeiras produzidas a partir de pneus usados

Por em 18/05/2017
Uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a Coordenadoria do Meio Ambiente está confeccionando lixeiras a partir de pneus usados. Até o momento 41 unidades já foram produzidas e, destas, 27 instaladas. A estimativa é que 100 peças sejam entregues até as férias de julho, quando aumenta o número de visitantes em Cabo Frio.

A Praia do Peró e a Ilha do Japonês já receberam algumas dessas lixeiras. Os pneus usados na ação são resultados das coletas de lixo realizadas diariamente na cidade pela Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf). Todos são armazenados em um depósito da equipe de limpeza localizado na Ogiva. Os mesmos são disponibilizados pela Coordenadoria do Meio Ambiente e as peças são produzidas pela Secretaria de Turismo.

As lixeiras são furadas para não acumular água e contam com suporte de madeira de reflorestamento. Nelas há uma adaptação para restos de cigarros, que levam até cinco anos para se decompor no ambiente.

De acordo com a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, o objetivo da ação é trabalhar o turismo de forma sustentável.

“É muito importante buscar a consciência ecológica por meio da interpretação do ambiente e incentivar a conservação reutilizando pneus que deixam de ir para aterros ou lixões e se tornam um produto de extrema utilidade”, considerou a secretária.

O Coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, ressalta que a instalação das lixeiras traz uma série de benefícios:

"Com esta iniciativa diminuímos os focos de Aedes Aegypti. A reciclagem desafoga a incidência do lixo e cria uma opção de preservar as áreas de proteção ambiental", finalizou o coordenador.

Inscreva-se em nossa Newsletter: