LIRAa identifica baixo risco de infestação por Aedes aegypti em Cabo Frio

O último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Cabo Frio identificou o baixo risco de infestação do mosquito na cidade. O Aedes aegypti é responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya e tem maior infestação no período do verão. Ao todo, o levantamento percorreu 6.439 imóveis entre os dias 18 e 24 de fevereiro. Foi a segunda medição do LIRAa no ano, e acabou sendo antecipada a pedido da Secretaria Estadual em Saúde – o planejamento inicial era para a realização em março.


SAIBA MAIS

Ibascaf reduz prazo para autorização de exames


De acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental, foram detectados focos do mosquito em 42 imóveis dos locais visitados, o que totaliza a infestação de 0,7%, um índice considerado satisfatório, de acordo com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde.

Este é o menor índice identificado na cidade em 2018. Em janeiro, o município teve o índice de 1,1%. O objetivo do levantamento é o de direcionar as ações de controle do mosquito para as áreas mais críticas. Para ampliar a eficácia dessas ações, este ano, a Vigilância Ambiental em Saúde contou com uma parceria com a Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e fez, em janeiro, um vôo monitorado para identificar possíveis áreas de infestação do Aedes aegypti, principalmente em Tamoios, no segundo distrito de Cabo Frio.


O calendário de medição é do LIRAa definido pelo Governo do Estado e prevê cinco ciclos, com intervalos regulares, mas que podem ser modificados em caso de necessidade da Secretaria Estadual de Saúde. A próxima medição está prevista para maio, entre os dias 6 e 12.


Apesar do baixo risco, toda a população deve ficar atenta e realizar as ações de prevenção para coibir a proliferação do mosquito. “A população tem que ter consciência dos riscos das doenças causadas pelo mosquito e continuar fiscalizando os possíveis locais de focos, sempre olhando o lixo, caixas d’água e qualquer local que possa ter acúmulo de água”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Andreia Nogueira.


Agentes do setor também estão percorrendo os bairros de Cabo Frio e Tamoios atuando no chamado saneamento ambiental. Na ação são utilizados carros e motofogs que pulverizam repelente natural de citronela, uma planta que possui propriedades insetífugas, mantendo todos os tipos de mosquitos afastados. Alguns mutirões também estão sendo programados para as próximas semanas.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.