Meio Ambiente e Prolagos tratam de cumprimento de metas para o selo "Bandeira Azul" no Peró

Por em 10/08/2017
Representantes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento de Cabo Frio estiveram, na manhã desta quinta-feira (10), na sede da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, fechando parcerias para o cumprimento de metas para que a Praia do Peró seja capacitada a receber o selo “Bandeira Azul”.

O objetivo foi firmar a parceria com a concessionária para que seja feito o monitoramento constante da qualidade da água da Praia do Peró. Ficou acertado que as análises devem começar já na segunda ou terça-feira da semana que vem e vão acontecer a cada 20 dias até julho de 2018.

Estiveram presentes o coordenador de Projetos Especiais do Meio Ambiente, Geraldo Lima, Paulo Bayer, do Projeto Bandeira Azul, Dalva Moraes, coordenadora de Meio Ambiente e Qualidade Ambiental da Prolagos, além de guardas ambientais e técnicos laboratoristas.

Na oportunidade foi firmada, também, uma parceria com o Horto Municipal de São Pedro da Aldeia, que doará cerca de 100 mudas de pitangueiras e clúsias, para que seja recomposta a flora nativa da Praia do Peró.

Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é Instituto Ambientes em Rede o (IAR). No processo de implementação do Programa, a Prefeitura Municipal é o Agente Local em seu respectivo município, sendo a fiel guardiã da certificação.

A missão destes secretários para conseguir a certificação é promover educação ambiental na Praia do Peró, segurança, saúde aos usuários, minimizar os impactos ambientais negativos, incentivar ações integradas.

A conquista desta certificação faz parte da proposta que está incluída no plano de ambiental do governo de Marquinho Mendes.