Mercado Municipal de Peixe oferece pescado de qualidade para Semana Santa

Por em 12/04/2017

A Semana Santa é período que tradicionalmente os católicos preferem o consumo de peixes à carne vermelha. Em Cabo Frio, o Mercado de Peixe Municipal oferece variedade e qualidade no pescado aos moradores e visitantes. O mercado funciona a partir das 7h30.

De acordo com o superintendente de Pesca e Aquicultura, Alexandre Marques, os peixes da safra, com maior incidência na pesca e na venda, são o dourado, a anchova e o pargo, que custam em média R$ 20 o quilo. A sardinha e o tradicional bacalhau também estão na preferência dos consumidores.

Neste período, as vendas do pescado aumentam em até 80%. “Estamos esperançosos com a venda neste ano. A nossa expectativa é que o movimento fique mais intenso a partir desta quarta-feira”, disse Alexandre.

Ainda de acordo com Alexandre, 70% do pescado vendido na cidade têm como origem a faixa litorânea do município e a Lagoa de Araruama. Vale lembrar que o camarão de água salgada está em período de defeso e que a pesca do crustáceo está proibida na cidade. O consumidor deve averiguar a procedência do produto.

Os consumidores devem ficar atentos também à qualidade do pescado. Os peixes devem estar com a pele brilhante e as escamas presas ao corpo. Os olhos e as guelras devem ter cor forte.

O Mercado do Peixe conta com 23 bancas e restaurantes típicos. Ele está localizado às margens do Canal Itajuru, na subida da Ponte Márcio Corrêa, sentindo Centro. A cidade também conta cerca de 25 peixarias, além dos trabalhadores autônomos.