Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Mês da Mulher: Charitas recebe rodada de palestras nesta sexta-feira

Por em 15/03/2017
As atividades em homenagem ao Mês da Mulher em Cabo Frio continuam com uma rodada de palestras na próxima sexta-feira (17) no Museu e Casa de José de Dome – Charitas. A abertura será às 8h e o encerramento às 18h. Estão previstas seis palestras com duração de 40 minutos cada uma. O evento é promovido pela Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher, juntamente com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher. 

O evento terá início com um café da manhã de boas vindas, e em seguida uma mesa redonda será formada com a presença do prefeito Marquinho Mendes; da vice-prefeita, Ruth Shuindt; da secretária Municipal de Assistência Social, Kamilla Mendes; da coordenadora-geral dos Direitos da Mulher, Tereza Tenan; da coordenadora-geral da Melhor Idade, Hilda Quintas Moreira; da coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Cabo Frio, Nilma Carneiro; do representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/RJ, Edna Calheiros; das vereadoras Letícia Jotta e Alexandra Codeço; e da cerimonialista Eliane Ribeiro.

A rodada de palestra será aberta às 10h com o tema “’Tá lá um corpo estendido no chão’: a dupla discriminação às mulheres trans: transfobia e desigualdade de gênero”, ministrada pela professora e mestre em serviço social pela PUC/RJ, pós-graduada em gerenciamento de projetos pela UFF/RJ e graduada em serviço social pela Universidade de Taubaté, Luiza Carla Cassemiro. Em seguida, a advogada e representante do movimento negro Margareth Ferreira irá palestrar sobre o tema  “Mulheres Negras e o Racismo Institucional”. 

Após o intervalo do almoço, a rodada de palestra será retomada com o tema “Os desafios e enfrentamento da mulher nas diversas esferas de poder”, ministrada pela jornalista e historiadora Renata Cristiane. Na sequencia, a palestrante será a primeira advogada trans da Região dos Lagos e pós-graduanda em Direito Militar pela UCAM, Tatiana Crispim, com o tema “Acolhimento e tratamento digno a mulheres trans na rede”. 

Também irá colaborar com o evento a presidente da Associação do Quilombo de Maria Joaquina, Maria Rejane de Oliveira, com o tema “Mulher Quilombola em defesa do Território”. E encerrando a rodada de palestra a presidente do CAJEF Rosa Brandão, com o tema “Autoestima da Mulher”. 

Atividades durante o mês 
No sábado (25) as atividades em homenagem ao mês da mulher acontecem na Praça Central do Jardim Esperança, de 8h às 17h. Na segunda (27) as atividades vão acontecer na Universidade Estácio de Sá, de 8h às 17h. E encerrando as comemorações tem programação para os moradores de Tamoios, no Segundo Distrito, em frente ao PAN de Unamar, no sexta (31), das 8h às 17h.

Homenagem na Câmara de Vereadores 
A Câmara de Vereadores prestou uma homenagem especial na última quinta-feira (9) a 34 mulheres que se destacam em suas comunidades. Cada um dos 17 vereadores indicou duas mulheres. Entre as homenageadas estiveram a vice-prefeita Rute Schuindt, a secretária de Assistência Social Kamilla Mendes e a coordenadora-geral dos Direitos da Mulher Tereza Tenan. 

Inscreva-se em nossa Newsletter: