Moradores de Tamoios têm acesso ao Tratamento Fora do Domicílio

Por em 17/05/2017
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, viabiliza o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para moradores de Tamoios, com oferta de transporte para deslocamento da população. Atualmente são 4.400 munícipes cadastrados no programa com média de 800 atendimentos por semana.

De acordo com a coordenadora Gracimar Pereira Lobo de Souza, o serviço foi implantado para suprir a necessidade de atendimento em especialidades que o município não oferece. Desta forma, a partir do encaminhamento médico e de um cadastro feito na sede do TFD, em São Cristóvão, os pacientes são direcionados para tratamento em outras cidades.

Com vistas a facilitar o acesso ao serviço, o TFD atua com diferentes horários e trajetos. Para pacientes com tratamento específico no Rio de Janeiro e Paraíba do Sul o percurso é pelo trevo de São Pedro da Aldeia, às 4h da manhã. Aqueles que são encaminhados para Niterói e Campos dos Goytacazes têm condução às 5h da manhã, lembrando que para a cidade campista o trajeto é feito por Unamar.

Para essas e outras localidades, como Duque de Caxias e São João de Miriti, o transporte é realizado de segunda a sexta, exceto para internação pré-agendada, que funciona no fim de semana. O TFD também oferece transporte para pacientes que necessitam do tratamento de hemodiálise em Cabo Frio. Demais especialidades no 1º distrito a locomoção deve ser feita pelos próprios moradores.

Para fazer o cadastro no TFD, além do encaminhamento médico é necessário o paciente portar ainda os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, prontuário unificado, biópsia, laudo e imagem.

A sede do TFD está localizada na Rua Fagundes Varela, s/nº, no bairro São Cristóvão, em frente à Secretaria de Saúde. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço.

Inscreva-se em nossa Newsletter: