Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Morro da Guia recebe operação de ordenamento

Por em 25/07/2017
A Coordenadoria de Ordem Pública e Guarda Civil Municipal realizaram uma operação de fiscalização e ordenamento no Morro da Guia na manhã desta terça-feira (25). A ação começou por volta das 6h e se estendeu ao longo do dia. Os agentes retiraram pessoas em situação de rua que estavam no local e iniciaram o processo de limpeza e restauração no Morro.

Houve resistência e um homem com problemas mentais tentou agredir os agentes. Ele foi detido e conduzido ao Hospital Central de Emergência (HCE) onde medicado e em seguida liberado. De acordo com a equipe médica, trata-se de um paciente antigo do CAPS II que não frequenta a unidade com regularidade.

A partir desta semana a Guarda Municipal vai intensificar a fiscalização no Morro da Guia, com rondas periódicas, em parceria com a Polícia Militar. De acordo com Armando Palheiros, coordenador da Guarda, a medida é necessária para dar segurança para quem visita o Morro. ‘’Vamos intensificar a fiscalização em todo o Morro da Guia em virtude da degradação do patrimônio público que os vândalos cometem. A Prefeitura está restaurando o local para garantir a preservação de um dos patrimônios mais bonitos de Cabo Frio’’.


Morro da Guia recebeu manutenção recentemente

O Morro da Guia vem recebendo ações de manutenção constantemente. No início do mês de julho a Coordenadoria de Serviços Públicos realizou reparos no local. Na ação foi encontrado lixo dentro Capela Nossa Senhora da Guia e em toda parte externa do morro.

Foram retiradas garrafas pet e roupas, além disso, o cadeado da capela estava estourado e a porta de aço do restaurante arrombada. Tudo foi restaurado para que o ponto turístico fosse devolvido à população limpo e organizado. As operações de manutenção têm sido recorrentes devido aos atos de vandalismo que o local vem sofrendo.

Na última semana a Comsercaf realizou reparos no Morro da Guia. Além de fazer o trabalho de capina, roçada na área da vegetação e poda de árvores, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana também limpou e revitalizou o jardim. O meio-fio do acesso ao mirante recebeu pintura e a escadaria foi varrida. O entulho acumulado entre as plantas foi retirado e o lixo recolhido.

A intervenção da Comsercaf no Morro da Guia incluiu também os reparos necessários na iluminação: as lâmpadas queimadas foram trocadas proporcionando mais segurança aos visitantes.