Muay Thai desenvolve crianças e jovens no Novo Cidadão

Por em 13/09/2017
O muay thai é uma das artes marciais que mais crescem em todo o mundo. A milenar luta tailandesa é sucesso também em Cabo Frio e está disponível para crianças e jovens da cidade através do projeto socioesportivo Novo Cidadão, de 7 a 17 anos.

As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras, no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para a professora responsável pela atividade, Marlise Sherman, o muay thai tem sido um forte aliado no combate aos obstáculos físicos e sociais e vem inserindo hábitos saudáveis na vida de jovens e crianças.

"Nosso propósito é levar às crianças e aos jovens cabo-frienses a prática de esportes. Através da indicação de exercícios físicos específicos, com golpes contundentes (ataques/defesas), os alunos aprendem a trabalhar sua autoconfiança, autocontrole, disciplina, respeitando a si mesmo e aos que o cercam. O mais importante é trazer para a comunidade o uso de medidas preventivas em relação às drogas, o abuso sexual contra a criança e a violência que tem cercado o Brasil nos últimos tempos", afirmou.

O secretário de Esporte, Eliseu Pombo, está satisfeito com a procura pela arte marcial e acredita que ela seja importante na gama de esportes oferecidos pelo Novo Cidadão.

"O projeto privilegia todas as modalidades esportivas. Entre as artes marciais, o muay thai tem sido muito procurado por crianças e adolescentes, registrando um grande número de participantes", concluiu.

Inscrições
Os interessados em participar devem comparecer ao Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho, ou ao Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, em Tamoios, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, acompanhados dos responsáveis e munidos dos seguintes documentos: atestado médico, declaração escolar, 1 foto 3x4, comprovante de residência e cópia do RG ou Certidão de Nascimento do aluno e cópia do RG do responsável.

O projeto
Após quatro anos parado, o Projeto Novo Cidadão voltou à atividade. A ação socioesportiva gratuita é voltada para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos e acontece no contraturno escolar com o objetivo de tirar os jovens da ociosidade.

A ação esportiva iniciou suas atividades em 2006, sendo devidamente registrado no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Em 2012 chegou a atender a mais de dez mil pessoas em 48 núcleos e 52 subnúcleos com 26 modalidades esportivas, distribuídos por toda a cidade de Cabo Frio. Contava com 210 profissionais, entre professores de Educação Física, assistente social, estagiários e equipes de apoio. Além de tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, o projeto também colaborou para a geração de renda e emprego.

Projeto oferece as seguintes modalidades esportivas: ballet, capoeira, futebol, ginástica artística e rítmica, handebol, judô, karatê, muay thai, taekwondo e voleibol. As aulas acontecem em seis pontos espalhados pela cidade: no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho; no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho; no campo do bairro Parque Burle; na Praça do Jardim Excelsior e na Praça do Seninha, no Parque Central; e no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, em Tamoios. O Ginásio Vivaldo Barreto, localizado no bairro Jardim Esperança, ainda não está recebendo as atividades porque vai passar por obras de manutenção em breve.

Inscreva-se em nossa Newsletter: