Mutirão da Saúde no ESF Jardim Caiçara realiza cerca de 400 procedimentos

11/06/2018

Com um atendimento acima das expectativas, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio promoveu um Mutirão da Saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Caiçara, no sábado (9). Durante todo o dia, diversos procedimentos foram oferecidos à população, tendo como público alvo prioritário pessoas que trabalham durante a semana e que, por isso, não têm facilidade de acesso ao ESF; além de pacientes que estavam sem conseguir consultas médicas.


SAIBA MAIS:

Hospital de Tamoios disponibiliza exames de eletroencefalograma

Hospital da Mulher passa a marca de 28 mil atendimentos em 500 dias

Residencial Monte Carlo recebe mutirão de serviços na quarta (13)


No total, foram realizados 388 procedimentos: 37 renovações de receitas e mostras de exames; três encaminhamentos de hipertensos para a UPA do Parque Burle; um atendimento de pré-natal de alto risco; 84 exames preventivos; 81 procedimentos odontológicos; 32 pedidos de mamografia; 86 vacinas; 21 atendimentos de receitas na farmácia; além de 43 pessoas que passaram por aferição de pressão arterial e medição de glicose.

"Nossa expectativa inicial era de atender cerca de 200 pessoas e o número foi quase o dobro. O objetivo foi pra lá de alcançado. A ideia de facilitar o acesso dos moradores aos serviços médicos foi plenamente alcançada", explicou Stela Kalil, administradora da unidade, ressaltando que o número de exames preventivos foi 90% maior do que o esperado.

Trabalharam no mutirão 15 pessoas, entre médicas, odontólogas, enfermeiras, técnicas de enfermagem e pessoal de recepção.

Em um ano e meio, cerca de 24 mil pacientes passaram pela unidade e cerca de nove mil famílias foram atendidas.  Além dos serviços citados acima, a ESF Jardim Caiçara também oferece diagnóstico precoce de câncer, busca ativa das grávidas e encaminhamentos. A ESF Jardim Caiçara fica na Rua Inglaterra, na esquina da praça do bairro.