Observação da lua em Cabo Frio desenvolve popularização da astronomia

Por em 11/05/2017

O projeto Astronomia no Museu, promovido pela Rede Rio Astronomia e sediado no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart), é expoente na divulgação e popularização da astronomia no interior do Rio. Nesta sexta-feira (12) acontece mais uma edição de observação lunar e planetária nos jardins do museu.


A observação acontece mensalmente, fazendo parte do calendário permanente do Mart. “A maioria dos eventos e atividades culturais ligadas à astronomia é realizada na cidade do Rio e região metropolitana. Poucos projetos independentes no Brasil são desenvolvidos dentro dos museus, isso mostra a seriedade do trabalho que estamos desenvolvendo”, disse o responsável pela Rede Rio Astronomia e astrônomo, Marcelo Fernandes.


O astrônomo também  destaca a importância cultural do projeto para Cabo Frio e região. “Essas atividades ligadas à astronomia não visam somente a divulgação e popularização da ciência, mas motivam também o turismo cultural e científico na cidade e toda região”, finalizou Marcelo.


Nesta sexta, a observação acontece a partir das 19h nos jardins do museu. O evento é gratuito e aberto ao público. Lunetas e telescópios de última geração estarão disponíveis aos visitantes para observação da lua, que estará na fase cheia. Em caso de tempo nublado ou chuvoso, a observação será cancelada e transferida para outra data.


O Mart funciona no Largo de Santo Antônio, no Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos. O museu está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados e feriados, das 14h às 18h.