Oito cães filhotes são entregues ao Canil Municipal na manhã desta quarta (2)

Por em 02/08/2017
Na manhã desta quarta-feira (02) oito filhotes foram entregues na sede da Superintendência de Proteção aos Animais, que fica na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. Os animais estavam numa caixa de papelão e foram encontrados na rua por moradores. 

Segundo a superintendente da pasta, Caroline Midori, casos como esse são rotineiros. “Sempre nos deparamos com situações como esta. As pessoas vêm ao Canil Municipal e deixam os animais que encontraram na rua ou que dos quais não querem mais cuidar. É importante ressaltar que não estamos aceitando animais devido à superlotação do espaço”, destacou.

A Superintendência de Proteção aos Animais faz resgate de animais em situação de abandono e encaminha para lares temporários até que sejam adotados. É o caso de um cachorro resgatado na terça-feira (01) em Campos Novos. O animal foi encaminhado para consulta em uma clínica particular com suspeita de osteosarcoma. Os exames e o tratamento serão arcados pelo Bazar Animal, parceiro da pasta. O cãozinho ficará em um lar temporário até o término do tratamento e em seguida ficará disponível para adoção responsável. Ainda na terça uma gata foi resgata na Estrada de Caminho de Búzios. O felino foi levado para um lar temporário, será castrado e ficará disponível para adoção.  

O telefone para a população realizar denúncias de maus tratos aos animais e adoção é (22) 99237-6507. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Canil Municipal fica localizado na Fazenda Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 124, em Tamoios. 

Castrações
Desde o início do ano a Superintendência de Proteção aos Animais realiza e participa de eventos para arraigar fundos em prol dos animais de rua. Com parceria público-privada é possível dar assistências aos animais resgatados que precisam de castração ou tratamento.

No dia 22 de julho foi organizado pelo Bazar Animal um “arraiá” para arrecadar fundos para castrações. Com o sucesso do evento foi possível castrar 13 animais na segunda-feira (31). A protetora Rosana Perdone Silva levou dois cães que havia sido encontrado no bairro Porto do Carro e a protetora Janaina Duarte dos Santos castrou três que foram resgatados no Tangará. Outra protetora que levou animais para castrar foi a Roberta Sampaio, três cães e dois gatos, todos encontrados no Guriri. O protetor Jeferson da Silva Ramos levou dois gatos resgatados no bairro Jardim Caiçara e a protetora Hilda Klecz Drumond levou um cão encontrado no bairro Novo Portinho. Um cão que foi doado pela Superintendência para o Jamil Ramalho ainda bebê também foi castrado. 

Segundo a superintendente, Carol Midori, em média são realizadas cerca de 50 castrações por mês, mas esse serviço ainda não é oferecido pela pasta. “Existe um projeto de castração pronto, o castramóvel, aguardando questões burocráticas e orçamentárias para ser colocado em prática”, ressaltou.

Consultas
Superintendência de Proteção aos Animais está disponibilizando no momento apenas consultas gratuitas, que acontecem na sede do canil, às quartas e quintas-feiras das 9h30 ao meio-dia. Os atendimentos são realizados por ordem de chegada. Para tanto, é necessária a apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de residência.