Palestras sobre gênero e atendimento à mulher atraem público no fim de semana

Por em 20/03/2017

"Tenho 70 anos, já participei de muitos encontros e palestras, mas nada tão bom como o dia de hoje". O depoimento de Dona Elícia, liderança do Quilombo de Botafogo e presidente do Sindicato Rural, exprime o sentimento geral do público e da equipe da Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher durante as palestras da última sexta-feira, no Charitas. Os temas abordaram aspectos gerais de atendimento na Delegacia da Mulher e sobre diversidade de gênero.


As palestras integram a extensa programação promovida pela Prefeitura durante o mês de março em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Para Tereza Tenan, coordenadora-geral dos Direitos da Mulher, a grande participação do público evidencia que a estratégia de ações para a política pública voltada para a mulher está sendo bem executada.

“Realmente foi gratificante reunir novamente pessoas tão inteligentes e interessadas nas políticas públicas para nós, mulheres. O público presente me surpreendeu muito, pois contamos com a presença de militantes de diversos recortes de gênero e em especial uma turma mista de adolescentes que participou ativamente. Percebi a "sede" e o interesse na temática de gênero. Vamos continuar preparando esses encontros e voltá-los para a educação”, contou Tereza Tenan.

Segundo ela, a receptividade mostra que “estamos no caminho certo, pois a partir da abordagem dos temas refletimos e aprendemos por todo o tempo que lá estivemos”. O sentimento é compartilhado pela equipe e foi traduzido pela assistente social Ludmila Roque como “dia muito especial para as mulheres de Cabo Frio e um grande passo para a percepção de que somos muitas na diversidade e únicas por sermos mulheres”.

Confira abaixo a programação:

Dia 25 – Sábado
Praça Central do Jardim Esperança, das 8h às 17h
Oficina de turbante (Ludmila e Cida); confecção de boneca Abayomi; aula de zumba; estúdio de maquiagem; corte de cabelo; terapia holística e massoterapia;
consultoria jurídica; doação de mudas; informações sobre DST’s e distribuição de preservativos femininos; distribuição de panfletos informativos sobre saúde da mulher, sintomas e tratamentos da menopausa, vacina HPV, métodos contraceptivos; serviço de encaminhamento para exame de mamografia para as mulheres que atenderem os requisitos impostos pelo Ministério da Saúde; cadastro (encaminhamento) para a realização do casamento civil e sub-registro gratuito; segunda via de certidão de casamento, nascimento e óbito; cadastro Minha Casa Minha Vida; cadastramento no Programa Família Acolhedora; cadastro no Programa Bolsa Família /Cad-Único; roda de capoeira e caminhada com o grupo da capoeira Berimbalada. 

Dia 27 – Segunda-feira
9h às 17h - Curso de Capacitação na Universidade Estácio de Sá;
8h às 12h - Palestra com Luciene Medeiros - presidente do Conselho Municipal da Mulher de Duque de Caxias e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Serviço Social da PUC; Edna Calheiros - representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM); Tatiana da Fonseca - doutora e mestre em Política Social pela UFF;
14h às 17h - Palestra com Tatiana da Fonseca e Ludmila Roque – Assistente Social do CEAM;

Dia 31 – Sexta-feira
Tamoios, em frente ao PAM de Unamar, das 8h às 17h
Oficina de turbante; confecção de boneca Abayomi; aAula de zumba; estúdio de maquiagem; corte de cabelo; terapia holística e massoterapia; consultoria jurídica; doação de mudas; informações sobre DST’s e distribuição de preservativos femininos; encaminhamento para exame de mamografia para as mulheres que atenderem os requisitos impostos pelo Ministério da Saúde; distribuição de panfletos informativos sobre saúde da mulher, sintomas e tratamentos da menopausa, vacina HPV, métodos contraceptivos; cadastro (encaminhamento) para a realização do casamento civil e sub-registro gratuito;
Segunda via de certidão de casamento, nascimento e óbito; cadastro Minha Casa Minha Vida; cadastramento no Programa Família Acolhedora; cadastro no Programa Bolsa Família / Cad-Único.

Dia 8 de abril – Sábado
Das 8 às 17h
Atividades de encerramento das comemorações
Locais: Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, área rural e quilombos.